A celebração em homenagem aos comunicadores de Balsas aconteceu na Paróquia do bairro Potosi, cujos celebrantes foram o bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris e Pe. Nadir, em meio a muitos aplausos, elogios e recomendações.
Dom Enemésio lembrou a mensagem do papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações cujo tema é: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”.
Dom Enemésio citou palavras do papa em sua homilia, que disse “gostaria que esta mensagem pudesse chegar como um encorajamento a todos aqueles que diariamente, seja no âmbito profissional seja nas relações pessoais, «moem» tantas informações para oferecer um pão fragrante e bom a quantos se alimentam dos frutos da sua comunicação. A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade.”.
Durante a celebração, os jornalistas e profissionais da Comunicação fizeram apresentação de sua ferramenta usada no exercício do seu dia a dia.
Alzira Coelho, também apresentou a leitura em comemoração aos colegas, cujo texto fala das dificuldades do dia a dia e do avanço tecnológico e técnico dos profissionais da Comunicação no município e, com ética e fiscalização de suas próprias ações:
https://www.youtube.com/watch?v=3X5ZmooX26U&feature=youtu.be
Para o bispo Dom Enemésio, a importância deste dia é lembrar aos meios de Comunicação que no seu dia a dia ela é essencial na vida das pessoas. Durante a missa, o bispo da Diocese de Balsas pediu que não se transmitam somente notícias ruins ou sensacionalistas, mas notícias que transmitam o que é bom e belo, para que o leitor ou ouvinte possa analisar:
https://www.youtube.com/watch?v=-c6_0FX2vSU
Dentre os comunicadores de Balsas, o sr. Adilson Neto, 73, é dos mais experientes e vividos dentro do jornalismo. Adilson Neto atuou em rádio (20 anos) e jornal no interior de São Paulo e Minas antes de vir para o nordeste do Brasil. Instalou-se em Balsas, montou a gráfica Liberal e criou o jornal O Correio (15 anos). Para ele, “a Comunicação evoluiu bastante nestes anos, e com a tecnologia que temos tudo é muito rápido e mudou para o bem. Nós, comunicadores temos que levar o bem para as famílias.” Acrescentou Adilson Neto:
https://www.youtube.com/watch?v=Jnw065Uun3U