SINDOMAR traz inovação e tecnologia para o setor portuário do Maranhão

    0
    526

    SINDOMAR traz inovação e tecnologia para o setor portuário do Maranhão

    -

    A instituição promove a criação de um Hub de Inovação, com o objetivo de impulsionar e promover crescimento econômico local

    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    Na intenção de encontrar novos rumos tecnológicos e de inovação para o setor portuário do Maranhão, o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão – SINDOMAR -, estrutura a criação de um Hub de Inovação focado no Complexo Portuário maranhense. O objetivo é promover o crescimento econômico com tecnologias avançadas.

    “Temos 13 empresas portuárias associadas ao sindicato, e junto a elas queremos transformar produção científica em economia real, em negócios. Queremos, inclusive, diminuir a diferença entre a quantidade de pessoas formadas, bem capacitadas que exportamos para o restante do país e o mundo e as que permanecem aqui. Para isso, criamos um lugar de inovação e tecnologia, na área portuária”, declarou o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira.

    INICIATIVAS EM ANDAMENTO

    Em relação ao Hub de Inovação, o SINDOMAR anunciou uma série de iniciativas inovadoras para impulsionar sua eficiência e competitividade no setor de logística. Entre as principais ações, está a parceria com universidades para pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial aplicada à logística, e novas tecnologias de transporte.

    A instituição também firmou acordos de cooperação técnica para validação de provas de conceito (POCs) e lançou trilhas de inovação corporativa focadas na resolução dos problemas enfrentados pelos seus associados.

    O sindicato busca projetos de automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, Desenvolvimento de Capital Humano, capacitação e treinamento com workshops e seminários. O Hub de Inovação portuário proporciona facilitação de parcerias e colaborações com universidades e institutos de pesquisa, projetos de infraestrutura verde, além da otimização da cadeia de suprimentos, que são tecnologias que melhoram a coordenação e eficiência logística, reduzindo tempos de espera e custos.

    COMO FUNCIONA

    Hub de Inovação é um espaço tecnológico e físico que promove a inovação e o crescimento econômico. Ele atrai especialistas em tecnologia, engenharia, logística e gestão portuária, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional.

    As ações do Hub de Inovação, são desenvolvidas em parceria com a Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Nesse ambiente, há jornadas de inovação aberta, voltadas para funcionários e parceiros do sindicato. Há ainda Hackathons e competições, que são organização de eventos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas, incentivando a participação ativa de todos os envolvidos.