Inédito no mercado, Prosecco Zero Álcool é lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi

    0
    1090
    Inovador e inédito, Prosecco Zero Álcool é lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Crédito: Philogus

    Inédito no mercado, Prosecco Zero Álcool é lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi

    -
    Categoria(s):

    Primeira do gênero no país, bebida segue tendência por produtos sem álcool, reforçando caráter inovador da marca

    A conhecida vocação da Cooperativa Vinícola Garibaldi para criar produtos inovadores ganha evidência mais uma vez. A marca está apresentando ao mercado o espumante Garibaldi Prosecco Zero Álcool, primeiro do gênero a ser lançado no país.

    Além de ingressar na prateleira dos produtos pioneiros da Cooperativa – primeira vinícola brasileira a elaborar espumantes como o Astral (que segue os conceitos biodinâmicos) e o Prosecco Rosé –, o lançamento reforça o olhar da marca para atender a todos os tipos de público. “Há uma demanda de quem aprecia espumantes menos doces, mas que, por alguma razão, não pode consumir ou não quer consumir bebida alcoólica”, diz Ricardo Morari, enólogo da cooperativa.

    O inédito Garibaldi Prosecco Zero Álcool é elaborado a partir do mosto (suco) da uva Prosecco. O gás carbônico presente na bebida é adicionado lentamente, em autoclave (tanque de inox).  “Isso permite que ele tenha borbulhas muito próximas às de um espumante onde o gás carbônico é incorporado naturalmente pela fermentação”, comenta Morari. A incorporação das “bolinhas” de modo artificial ocorre porque, diferentemente do espumante convencional, esse produto não passa pelo processo de fermentação. É justamente por isso que resulta em um produto sem álcool.

    O mosto é diluído com uma parte de água, a fim de alcançar um equilíbrio entre os açúcares residuais e a sensação doce em boca. “Quem consumir o produto perceberá um frescor muito intenso em função da acidez desse mosto e, ao mesmo tempo, a sensação doce é minimizada pela diluição. O resultado é uma bebida que lembra muito um espumante entre o Brut e o demi-sec, porém, sem álcool”, diz.

    Isso significa que as características de um Prosecco convencional estão aí. Os aromas lembram notas cítricas, como lima e limão. “Há ainda um toque floral, mas bem delicado”, posiciona o enólogo. Em boca, se destaca bastante a harmonia entre acidez e açúcares. “É uma acidez refrescante, deixando um produto leve e fresco, bem agradável“, continua. Visualmente, o novo produto da cooperativa apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, borbulhas finas, com boa formação de perlage. Para harmonizar, opte por pratos leves, como peixes, frutos do mar e carnes magras.
    O Garibaldi Prosecco Zero Álcool já está em distribuição aos principais mercados de todo o Brasil, com valor aproximado de R$ 40,00 a garrafa.