A região é sinônimo de bons negócios atraindo marcas e empreendedores de todo o país
Engana-se quem pensa que, quando se fala em Nordeste, o assunto é apenas turismo. Ao contrário, a região é também sinônimo de bons negócios atraindo marcas e empreendedores de todo o país, sobretudo do franchising. Um levantamento divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos foi destaque em 2020, com crescimento de 58,8% em faturamento passando de R$864 milhões para R$ 1,372 bilhão e em número de unidades com uma variação de 19,7% com 1.147 pontos de venda.
Na região, em todo o Sistema de Franchising há um total de 24.215 unidades em operação. Deste total, o maior segmento é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 5.745 pontos de vendas com 23,7%. Seguido de Alimentação com 18,9 % e Serviços e Outros Negócios com 14,7% de participação em toda a região.
No quesito geração de empregos diretos, o destaque ficou com o setor de Limpeza e Conservação, passando de 3.012 para 3.542 empregos, incremento de 17,6%. Em seguida, vem Serviços e Outros Negócios, que subiu de 22.741 para 22.988 empregados, o que corresponde a um crescimento de 5,7 pontos percentuais.
“Não é de hoje que o Nordeste tem um papel preponderante na economia brasileira. Mesmo em tempos de incertezas, ainda vimos setores de franquias crescerem de forma muito expressiva. Além disso, é cada vez maior o número de empreendedores que buscam locais fora do eixo Rio-São Paulo para abrir um negócio próprio”, afirma o diretor da regional Nordeste da ABF, Candido Espinheira.
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