A briga por votos entre deputados da base aliada ao Palácio dos Leões e o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, pode colocar em risco o projeto de reeleição de Flávio Dino (PCdoB).

Nesta quarta-feira 3, os parlamentares aprovaram requerimento autorizando a convocação do subordinado de Dino a dar explicações à Casa sobre as ações de sua pasta. Em tese, ele deverá apresentar documentos sobre as ações desenvolvidas pela SAF no interior do estado. A verdade, no entanto, é outra.

Pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Adelmo é acusado abertamente pelos governistas de usar os recursos da SAF para assediar prefeitos e lideranças que já estão fechadas com os deputados para 2018. Os principais reclamantes, inclusive, são os deputados Júnior Verde (PRB) e Fábio Macedo (PDT), respectivamente, autor do requerimento e presidente da sessão que autorizou a convocação do secretário.

Até mesmo o líder do bloco governista, deputado Rafael Leitoa (PDT), que é apenas um mero suplente, votou pela convocação de Adelmo Soares.

Ocorre que, se apertar o secretário de Agricultura Familiar, como ameaça fazer para não perder prefeitos e lideranças, a base pode acabar colocando o governo do comunista sob suspeita de corrupção.

Logo, se as ameaças contra o subordinado de Flávio Dino — que já se desdobra como pode para sair da Lava Jato — se confirmarem, a sobrevivência política dos deputados será priorizada em detrimento do projeto de reeleição do governador.

Porém, caso a base recue, Adelmo Soares terá então carta branca, assinada pelos próprios parlamentares, para continuar trabalhando por sua eleição.

DEIXE UMA RESPOSTA