Na primeira para ir ao Porto dos Caraíbas, a diretora Thaís Martins mostra aos alunos uma antiga mansão, à venda, na esquina da praça da Matriz.

O projeto “Parabéns BALSAS! Contar a grandeza da tua história é EDUCAR!” criado para homenagear os 101 anos de aniversário de Balsas, neste 22 de março, levou 100 alunos a fazerem um tour pelos principais pontos da cidade, com o apoio de professores esclarecendo-os de informações sobre os locais de paradas.

Porto dos Caraíbas, sob a ponte de concreto e ferro, conhecida como Ponte da Amizade, que une o velho centro ao bairro da Trizidela.

Começando pelo próprio endereço do colégio, a rua Antônio Jacobina, é onde dá início a esta viagem pelo tempo, quando a professora Thais Martins fala sobre o desbravador que aportou no Porto dos Caraíbas – primeira parada para comunicar aos alunos por onde Balsas começou – e ali fez-se um dos primeiros comerciantes a formarem a tão pequena Vila Nova, hoje a centenária balsinha de açúcar.

 

Alunos visitam interior da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Os alunos ainda conheceram um pouco da história da Igreja Matriz de Santo Antônio, concluída em 1927, hoje restaurada e aconchegante, da influência dos Combonianos na cidade, com o acentuou a diretora Thaís Martins. Em seguida embarcados numa longa história da fotografia, dos filmes e dos objetos mais antigos – muitos ainda em uso nos dias de hoje – encontrados no Museu Municipal de Balsas.

 

Alunos na frente da Catedral Coração de Jesus, no centro de Balsas. Reformada em 2018.

Por fim, a restauração e renovação da Catedral Coração de Jesus, dominou a atenção dos professores e alunos, que rezaram um Pai Nosso, do lado de fora da mesquita e em seguida soltaram diversos balões brancos, como forma de chamar a paz para o município e para o Brasil, que nos últimos dias tem vivido sobressaltado com mal intencionados e ameaças diversas. Thaís mencionou ainda que “como toda a população é conhecedora de que o nosso Brasil vive momentos muito difíceis com relação às escolas, a mente, o espírito de alguns alunos, então a gente quis unir essa causa também com o projeto e resolvemos finalizar nosso tour em comemoração ao aniversário de Balsas”.

Para Emanuella S. de Oliveira, 13, aluna da 8ª Série, foi “muito gratificante mesmo aprender cada ponto da nossa cidade que foi tão importante para o nascimento, o crescimento e o desenvolvimento. Eu tenho só a agradecer mesmo por ter participado desse tour”. Emanuella também se encantou com outras coisas, que para ela foi uma novidade. A biblioteca municipal despertou curiosidades na estudante. “Eu nunca tinha ido lá. Vi tanto de coisa que foi tão importante para nossa cidade. Eu fiquei mais gratificada foi pela biblioteca, pois eu achei muito, muito bonito lá, muito cheio de livros de histórias interessantes”.

Sob orientação de uma funcionária do Museu, alunos conhecem o passado histórico de Balsas nos objetos, móveis e quadros expostos pelos espaços.

Heloísa Martins de Araújo, 12, também da 8ª Série, disse ter ficado surpreendida com o tour feito pela cidade, já que pouco anda e na maioria de suas idas e vindas é de automóvel, o que não favorece maior conhecimento das origens do município. Heloísa disse ter achado muito bom conhecer a história da “nossa cidade, como ela surgiu. Só assim percebeu as mudanças que aconteceram em Balsas, como a Catedral, nova e muito linda e o museu municipal, que foi a primeira vez que eu fui lá”. A estudante prometeu ainda voltar várias vezes ao museu, pois disse ter se identificado com algumas coisas pertencentes aos seus ancestrais.

Realizar o projeto “Parabéns BALSAS! Contar a grandeza da tua história é EDUCAR!”, revelou o quanto é valioso preencher o conhecimento dos estudantes com conhecimentos de espaços locais e isso há em abundância, basta querer mapear a mente e embalar no tempo. Quanto mais conhecimento do bem, menos espaço a mente reserva para o mal. Antes de conhecer teu amigo, conheça a ti próprio, antes de visitar a Europa ou EUA, conheço sua cidade, seu estado, seu país.

Um colégio não se faz só com alunos em abundância, mas com abundância de conhecimentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA