Primeira edição do ano dos programas Saúde do Homem e da Mulher atrai centenas de pessoas em Viana

    0
    421
    Realização de exames e testes rápidos foram realizados no local.

    A primeira edição dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher de 2019, foi marcada pela aplicação da pesquisa “Senar de Saúde Rural”, realizada por uma equipe de técnicos da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil) e da Universidade de Mato Grosso, junto aos participantes dos programas.

    Equipe da CNA durante pesquisa em Viana.

    A ação ocorreu no povoado São  Pedro (Viana), e seu objetivo maior foi diagnosticar o comportamento da saúde dos produtores rurais da comunidade. O projeto deve percorrer alguns estados brasileiros que desenvolvem os programas de Saúde Preventiva do Senar.

    A pesquisa inédita, segundo a coordenação, teve foco nas doenças, as quais os produtores rurais estão mais expostos, e servirá ainda, para ajudar no fornecimento de dados ao Ministério da Saúde com vistas a focar em ações mais efetivas para atender melhor o homem do campo.

    Equipe da prefeitura a postos para atendimento aos produtores rurais.

    No Maranhão, o grupo de profissionais iniciou o trabalho com realização de palestras acerca de assuntos relacionados à sexualidade, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Foi destacado na ocasião, a importância da realização dos exames Papanicolau (para mulheres) e de prevenção de câncer de próstata (para homens). A pesquisa foi aplicada durante todo o evento.

    “O que queremos com a  pesquisa é fazer um diagnóstico do estado de saúde da população do meio rural para poder nortear as ações do Senar junto a este segmento. Nós fizemos o piloto no Maranhão, no intuito de ver como o instrumento de pesquisa vai se desencadear”, destacou Magali Eleutério, acrescentando que o Senar levará, também, a pesquisa, a outros estados da Federação.

    Exames preventivos

    Eleutério e sua equipe participaram ativamente da 1ª edição no ano dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher que atendeu centenas de pessoas. Os produtores rurais foram atraídos pela divulgação feita pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, que investiram tempo e material para a realização do evento. A mobilização dos participantes foi feita em 9 povoados circunvizinhos através de carros de som, agentes de saúde e lideranças rurais.

    Exames preventivos de câncer de colo de útero e de próstata e outros comuns foram realizados por profissionais de saúde contratados pelo Senar e  pela prefeitura municipal, para atender aos produtores rurais da região. Vacinas, testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, consultas médicas – ginecologistas, clínico geral e pediatra, ficaram disponíveis para atender a todos que se mostraram necessários.

    Produtor rural exibe kit de beleza, após realização do exame de próstata.

    O produtor rural Feliciano Ferreira, de 59 anos, aprovou a iniciativa e garantiu ter sido importante para aprender a se proteger e cuidar da saúde. “Essa foi a primeira vez fazendo o exame de prevenção de próstata, mas, agora que já sei como é, farei novamente, sim”, disse ele, aprovando a ação do Senar, desenvolvida  em parceria com o Sindicato e Prefeitura.

    O prefeito Magrado Barros e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edvaldo Amorim, participaram do evento ao lado do superintendente estadual do Senar, Luiz Figueiredo.

    “Este trabalho é de grande importância para o nosso setor rural. É uma experiência muito válida. A satisfação de trabalhar em parceria com o Senar, é muito grande”, disse ele, parabenizando a entidade pelo trabalho, voltado à comunidade rural vianense.

    De acordo com o  superintendente  estadual, Luiz Figueiredo,  essas ações concretas de apoio ao homem do campo  fazem a diferença no trabalho do Senar. Tanto pelo lado da formação profissional rural, quanto pela promoção social.

    “E hoje, ainda mais, com o alcance obtido pela assistência técnica e gerencial, que vem fazendo a diferença nas principais cadeias produtivas apoiadas pelo governo do Estado através do Programa Mais Produção”, disse ele.

     

     

    Por Leocândida Rocha

    [pro_ad_display_adzone id="1326"]