Devido a problemas de atraso na chegada em Balsas, o Projeto EmCena Brasil, que apresentaria duas programações neste sábado e domingo, preferiu adiar a programação do sábado para esta segunda-feira, 09/09. A programação de domingo foi realizada ontem, com público infantil, acompanhado dos pais, que aproveitaram para rir, se emocionar e aprender mais sobre as estórias da literatura brasileira.
No meio da tarde, o grupo de atores profissionais apresentou a peça “Dom Quixote, o Cavaleiro da Mil Páginas”. Também aconteceram atividades recreativas, apresentação de bonecos mamulengos, enquanto aguardavam a tão esperada peça “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, que surpreendeu o público com uma super apresentação de quase duas horas.
Durante a programação de hoje, segunda-feira, 09/09, que inicia às 15h00, as crianças poderão assistir “O reino Bruxóloco da Bruxa Serafim Chifrim”, depois interagir com atividades recreativas, ver a contação de histórias, – “A Mala Estampada, em seguida vem o filme “Cine Curta Brasil” e para finalizar, às 20h00 a apresentação teatral “Circo de Dois”.
Um grande palco coberto e acústico apresenta espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, mamulengos, contações de histórias, exposições itinerantes, além de sessões de curtas-metragens. O projeto, como equipamento de democratização cultural, tem como principal objetivo oferecer gratuitamente diversas atividades artísticas à população.
O projeto EmCena Brasil é patrocinado pela ADM/Porto Franco, pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Balsas. Realizado pela Companhia AbaréTeatro (25 anos), por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet, o Projeto EmCena Brasil (30 atores) já atingiu um público de mais de 1,5 milhão de pessoas nos 12 anos em que está em cartaz, levando arte, cultura e entretenimento gratuito para toda a família, em cerca de 500 cidades brasileiras já visitadas.
De acordo com Cleuber Delfino, representante comercial da patrocinadora ADM (há mais de 20 anos no Brasil, 05 anos no Maranhão) a empresa atua na comercialização e no processamento de grãos, em Porto Franco/MA e produz óleos de soja das marcas Concórdia, Corcovado e ABC, óleos especiais Vitaliv, além de atuar em nutrição humana e animal, com 13 unidades de produção de ração e uma fábrica de proteína de soja, que fornece ingredientes e soluções para a indústria de alimentos e bebidas, a empresa “apoia a cultura em todas as formas. Trouxemos o projeto para as duas cidades, Balsas e Porto Franco, como forma de fomentar a cultura local”. Cleuber disse ainda que “há vários anos vem acompanhando o projeto, por todo o Brasil e já por quase todas as cidades brasileiras. E de Viçosa/BA viemos para Balsas/MA. Com este teatro itinerante, queremos aproximar o teatro das pessoas e lugares onde é mais difícil esta cultura chegar até eles. Onde podemos levar às crianças carentes dessa cultura, as escolas para enriquecer mais a cultura local e levar também as novidades, como lançamentos dos filmes que estão em cartaz nos cinemas brasileiros”. Concluiu Cleuber Delino.