Coordenadores Pedagógicos e Diretores de escolas do município de Balsas estiveram na manhã desta terça-feira, no Salão das Romeiras, participando do Pacto pela Aprendizagem.
Entre as premissas dos objetivos do Pacto se destacam a ‘garantia de que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; a redução da distorção idade-série na Educação Básica; a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da contribuição no aperfeiçoamento da formação dos profissionais de educação das redes municipais’.
Na prática, o governo apoia as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil, para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação. O Pacto pela Aprendizagem também está previsto no Programa Escola Digna.
Para o Professor e Coordenador Pedagógico Bento Ribeiro “hoje nós vamos receber orientações de como trabalhar com os professores na escola, com palestras voltadas para a aprendizagem dos alunos ‘Como vamos fazer para melhorar o IDEB das escolas’. São somente orientações que a gente vai receber aqui hoje”. Juntamente com as orientações, os coordenadores deverão sair com motivações, “porque a gente enfrenta muitas dificuldades na escola. Dificuldade com os alunos e funcionários até com a escola em si, a parte física. Então hoje eles vão mostrar também que essas dificuldades fazem parte do nosso trabalho e que a gente tem que saber lidar com essa situação pra conseguir nosso resultado, nosso objetivo”. Afirma o coordenador Bento.
Hildiberto Costa Rodrigues, diretor da Escola Pe. Ângelo de Lassalandra acredita no fortalecimento que esta reunião traz aos coordenadores e consequentemente aos professores e melhor efeito no ensino. “É uma formação que veio nos dar conhecimento, suporte para que a gente possa realmente fazer inovação dentro da escola. Porque sem esse programa as coisas ficam meio difíceis. Então, através desse programa a interação, a convivência e o aprendizado, com certeza a educação vai ter um novo rumo”.
O professor coordenador concluiu dizendo que a maior dificuldade hoje “é justamente a questão dos alunos, da maioria dos alunos com falta de interesse, de compromisso, mas a gente espera que com essas formações, com essas aprendizagens, as coisas se tornem mais fáceis”.
De acordo com Seduc, até março deste ano o Maranhão tinha 1.075.618 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, sendo 1.035.071 nas redes municipais, que poderão ser beneficiados com o Pacto pela Aprendizagem. A rede estadual ainda tem 40.547 matrículas do Ensino Fundamental, que aos poucos estão em processo de municipalização, conforme determina legislação vigente.