No último fim de semana, 06 e 07 de julho, aconteceu o V Agroloreto – feira agropecuária do município de Loreto, no sul do Maranhão, organizado pelo Sindicato Rural, presidido pelo vice-prefeito Alessandro Costa, com apresentação da agricultura familiar, além de ovinos e caprinos. Estandes para informações diversas à população se estenderam por todo o pavilhão, que foram desde informações de créditos bancários (BNB, BB) aos cuidados primordiais à saúde, primeiros socorros ou iniciativa empreendedora (Sebrae Senar).
O Sebrae Maranhão, por meio da regional em Balsas, participou da V Exposição Agropecuária de Loreto ONDE realizou orientações e ações de conhecimento com palestras sobre empreendedorismo, exigências de mercado voltadas à caprinocultura – uma vocação produtiva forte no município, além de orientações diversas voltadas aos produtores rurais de pequeno porte, empresários e potenciais empresários da região. Em sua quinta edição a AgroLoreto trouxe o tema “A Produção de Alimentos Sustentáveis e a Paz no Mundo” para proporcionar conhecimento aos agropecuaristas do município e adjacências, assim como gerar negócios entre os criadores da região.
“É a primeira vez que venho aqui e fico muito feliz em saber que na nossa cidade tem um evento onde os produtores podem mostrar seu trabalho. Nós aproveitamos, também, para conhecer empreendedores do nosso município, além de sair daqui com conhecimento. O Sebrae está de parabéns por nos proporcionar aprendizados importantes”, comentou Maria José.
A gerente da regional do Sebrae em Balsas, Cecília Salata, ministrou a palestra “Empreendedorismo para o jovem no campo”, no auditório da Exposição Agropecuária. O objetivo foi incentivar o empreendedorismo rural na região por meio da juventude, com foco no turismo rural.
“O Sebrae entende que é importante proporcionar conhecimento para os produtores maranhenses e a AgroLoreto é um evento do calendário anual aqui da instituição e a cada ano o evento cresce e com muita qualidade, pensando sempre no desenvolvimento do município”, destacou a gerente.
Hozinildo Amâncio Pereira, mais conhecido por Bodim, é o maior criador de ovinos e caprinos da região. Para este ano, Hozinildo contou que há um grande projeto em parceria com Celso Zamignan, proprietário da Paiol – Produtos Agropecuários, onde farão uma sociedade para a produção em larga escala, abate e venda da carne caprina para o município de Balsas, com projeção para o Maranhão e até mesmo exportação, para o futuro, disse Bodim. Sobre a 5ª edição do Agroloreto ele afirmou que “está espetacular. O organizador, que é Alessandro Costa, é muito prático e cuidadoso em suas feiras. Hoje, já realizei alguns negócios e tem outros engatilhados”.
A Aged, que participa todos os anos da feira, justifica porque como entidade é muito importante nestes dias, onde as palestras sobre educação sanitária, tanta na área vegetal como animal. “Na área vegetal nós participamos com a palestra sobre defensivos agrícolas, o uso do EPI, uso correto e seguro, na área animal nós participamos com manejo sanitário de ovinos e caprinos, que é aptidão aqui da região de Loreto e também na fiscalização dos animais vivos na sanidade, na emissão de GTA, que é a guia de trânsito animal, para que o criador compareça aqui à Agroloreto e compre um animal sadio, de sanidade segura, assegurada pela Fiscalização Agropecuária do Estado. Essa é a participação da Aged em todas as Agroloretos”. Concluiu Eugênio Pires, gestor da unidade regional da AGED de Balsas.
O prefeito do município de Loreto deu uma passagem rápida na feira, segundo ele, por motivo de várias atividades que estariam acontecendo no interior do município. Marfran Bringel salientou a importância do V Agroloreto para o Pequeno Produtor Rural dizendo que “é uma valorização para a cidade e sabemos que o agronegócio é o caminho. O evento é onde as pessoas estão aprendendo ou fazendo negócios e vejo que os munícipes têm prestigiado muito e que todos tenhamos bom proveito e que Loreto saia ganhando com isso. O Agroloreto está mostrando para as pessoas o que há de melhor e como investir em Loreto.”.
Zé Carlos, presidente da Aprosoja, afirmou que “o produtor agrícola da região está cada vez plantando mais, divulgando mais o agronegócio. É sinal que está cada vez mais desenvolvendo. Exemplo disso foi a safrinha deste ano”. Para ele, “Loreto vem cada vez mais despontando e isso se deve ao Agroloreto. A cada implemento melhora, tanto para o estado quanto para o município”.
Mas o V Agroloreto não foi só para a agropecuária. O pequeno agricultor e os visitantes também puderam conhecer outros expositores relacionados à saúde, empreendedorismo, financiamentos e embelezamento. Cabeleireiros preparavam as mulheres para a tão esperada festa à noite enquanto enfermeiras e médicas orientavam outras. O social em atividade, num derramamento de informações para quem as buscava.
De Imperatriz, o Samu apresentou os primeiros socorros para crianças. O Samuzinho foi a principal novidade da feira, onde crianças aprenderam como socorrer pessoas que estejam passando por problemas imediatos. Karlene Santana, Auxiliar de Enfermagem de Imperatriz explica que o Samuzinho é algo inovador dentro do Samu (192) Regional de Imperatriz, que é quem coordena a região de São Raimundo das Mangabeiras. Para ela, “a intenção é repassar os ensinamentos de como reagir diante de uma parada cardiorrespiratória, por exemplo. A criança aprende a reconhecer uma parada, se tem pulso ou não e acionar o serviço de urgência. Ao chamar o Samu, ele vai começar a fazer a reanimação do paciente”. O importante, também, é ensinar às crianças, “a questão do não trote por crianças, pois 70% dos chamados pelo Samu são trote feitos por crianças, infelizmente.”. Para Karlene, as crianças que aprendemos primeiros socorros podem ser multiplicadores dentro até mesmo de suas escolas.
Esposa do idealizador e organizador do Agroloreto, Dayana Dourado De Oliveira Costa, é diretor do Etsus – Escola Técnica do SUS do Maranhão, e falou à Folha do Cerrado que a entidade apresentou nesta feira “palestras, divulgação, entrega de kits de higiene bucal para adultos e também de crianças. Fazemos exames de glicemia e aferição de pressão arterial.”. Além de divulgar os benefícios das prevenções, Dayana Costa falou que também apresentam os cursos e modalidades do Etsus, além de oferecer certificados aos participantes das palestras, no auditório da feira.
A Assembleia também presenciou, na pessoa do deputado Neto Evangelista (DEM) e secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), disse que “Um momento importante, rico de discussão da agropecuária, do nosso Maranhão, sobretudo esse polo importante da agropecuária que é o sul do Maranhão, Loreto, de forma nenhuma poderia ficar de fora. E graças a Alessandro Costa, não fica de fora. Para promover o atendimento ao produtor como os estandes de bancos de desenvolvimento, as empresas de Loreto e da região fazendo parte e poder ver a população fazendo parte também deste momento. A cidade de Loreto também tem seu momento social para as pessoas poderem se divertir. É um fator importante para o desenvolvimento é ter uma pessoa com o autoestima. Não ganhamos a Copa do Mundo, mas aqui nós estamos comemorando o Agroloreto,com Alessandro Costa, com todos os moradores da cidade de Loreto.”.
O vereador Firmino do Eloy também certificou o Agroloreto, afirmando que “é uma festa que só tem acrescer cada vez mais e é uma grande utilidade para o povo de Loreto. Nunca iremos deixar de fazer.”.
O presidente do Sindicado Rural de Loreto e vice-prefeito, Alessandro Costa, depois de tudo pronto e ver o povo se aproximando para o grande evento, que pelos 05 anos faz de Loreto o reconhecimento de organização e esforço ímpar, ressalta e solta o ar preso na garganta. “Nós estamos recebendo, graças a Deus, vários elogios. O povo tem participado muito desde de manhã. Já teve atendimento médico, palestras do Sebrae, da Aged teve também da Etsus. Então, é uma coisa que está sendo engrandecedora para o município de Loreto. A gente está muito feliz com isso. O sindicato mais uma vez realizando um grande evento aqui no nosso município”.
Também houve destaque para a fabricação de farinha e cachaça com demonstração em pequenas moendas elétricas mas que fabricam de verdade, dando a oportunidade dos produtores rurais observarem e buscarem informações sobre como adquiri-las e manuseá-las.
Na praça de alimentação, quase 50 barracas foram montadas, entre comidas e bebidas, aumentando a renda familiar. À noite DJs, bandas de vaquejada e músicos da terra fizeram a geral balançar até as 2 horas da manhã, nos dois dias de feira, com MC Gomes, Forró G4 de Waldir e Fabilson Braga, Paulo & Eron, Rony Santos e João Menem do Acordeon, que durante todo o dia tocava pé de serra. O final foi encerrado com a banda Xodó de Vaqueiro.
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO: