Pelo menos 17 moradores, dos 30 combinados, do povoado Santa Luzia, vilarejo distante da sede municipal 18 km, foram nesta segunda-feira, 17/09, à Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, de Balsas, pedir aos parlamentares apoio para aquela região. As reclamações são de que mais de 30 famílias e pelo menos 100 pessoas que moram no povoado ficaram sem enfermeira no posto de saúde local e com estrada em péssimo estado para tráfego, o que tem dificultado as idas e vindas, até mesmo de turistas para os banhos na localidade, que margeiam o Rio Balsas, de onde extraem mais renda para o sustento das famílias.
Um dos líderes da comunidade, Ribamar Miranda ou Ribinha, como é conhecido, disse que a estrada entre Balsas e o povoado Santa Luzia “não existe mais. Está só a buraqueira. Isso agora, imagine quando começarem as chuvas, se não tomarem medidas urgentemente ela se tornará intransitável”. Perguntado quando passaram máquinas naquela estrada, ele respondeu claramente que “foi na época ainda do Chico Coelho. E com o Rochinha, se não me engano, deram uma ‘cuspida’. Porém, na gestão atual, ainda não tivemos nenhuma visita, muito menos promessa”.
Ribinha conta que até mesmo o incêndio que ocorreu no ano passado, quando o restaurante da comunidade, que serve de apoio aos turistas, ficou totalmente destruído pelo fogo, “foi recuperado com a ajuda da imprensa e do povo, apenas”.
A professora Arcanja usou a tribuna da Câmara para explanar suas manifestações e mostrar para os vereadores a insatisfação da população da localidade.
O vereador Sgtº Lusivaldo, quem convidou os ribeirinhos a irem até a Câmara, é autor da Indicação de nº 633/2018, apresentada nesta última sessão e aprovada unanimemente pelos parlamentares. A indicação solicita ao prefeito municipal que seja recuperada a estrada que dá acesso ao povoado Santa Luzia, bem como a recuperação das vias localizadas no referido povoado.
Para o vereador Sgtº Lusivaldo, os moradores do povoado Santa Luzia são muito organizados e são muito unidos. O vereador disse ainda: “Eu sempre estou naquela comunidade, como estou em outras comunidades aqui do nosso município. Aquela comunidade tem me trazido muita confiança e quando você tem confiança você procura abraçar mais aquele povo, aquela causa e a Santa Luzia está precisando muito da estrada que dá acesso Balsas e ao Gado Bravo”.
Vereador Sargento Lusivaldo falou que “o pessoal veio aqui, hoje, mostrar sua insatisfação, mas nós sabemos que esses pedidos serão atendidos. A gente já tá levando ao conhecimento do prefeito e com certeza ele vai nos atender e vai resolver todos aqueles problemas que o povoado está tendo. Esses problemas serão solucionados”. Concluiu o parlamentar.