Na direção de qualquer veículo, o condutor não pode usar nenhum dispositivo móvel; infração é passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Condutores de veículos que dirigem usando telefone celular, seja para ligação ou enviar mensagens, no Maranhão, foram alvo de 869 multas de janeiro a abril deste ano. Durante todo o ano passado, o número de multas por infrações desta natureza foi de 5.099.

Na direção de qualquer veículo, o condutor não pode usar nenhum dispositivo móvel. Aquele que for flagrado falando ao celular ou mandando mensagens enquanto estiver no volante estará cometendo infração considerada gravíssima.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os condutores enquadrados cometendo essa infração estarão sujeitos a pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Usar esse tipo de aparelho aumenta o risco de acidentes expressivamente. Por exemplo, se o motorista destaca atenção quatro segundos para uma rápida olhada na tela do smartphone, ele percorre cerca de 120 metros sem olhar a estrada, tampouco os veículos que estão à sua volta, o que faz com que os reflexos, que poderia ter diante de uma situação de risco, sejam reduzidos.

Capital

Em São Luís, onde a maior parte das multas foi aplicada, a Prefeitura deu início, em fevereiro deste ano, ao videomonitoramento do tráfego em tempo real nas vias da cidade. Executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o monitoramento é realizado via Centro de Controle e Operações (CCO), instalado na sede da SMTT.

Nesse novo serviço, as autuações podem ser imediatas e serão aplicadas sobre condutores de carros e motos que estiverem cometendo infrações de trânsito previstas no CTB, tais como falta de cinto de segurança e o uso indevido de telefone celular, além de outras infrações.

Total de multas aplicadas

Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular – 392

Dirigir veículo segurando telefone celular – 295

Dirigir veículo manuseando telefone celular – 182

DEIXE UMA RESPOSTA