Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), chefiados pelo superintendente Luiz Figueiredo, reuniram-se na sede dessa entidade com a equipe do Governo do Estado, (Sagrima), com a finalidade de preparar supervisores e técnicos para dar início ao atendimento às 1.550 propriedades rurais incluídas no programa “Mais Produção”.
O ponto alto da pauta foi a operacionalização das cadeias produtivas que atendem ao pacote tecnológico da Sagrima destinado à cadeia de hortifruticultura na regional e São Luís, parte da Baixada Oriental e Tocantina. Além disso, o grupo discutiu ainda, detalhamento para o fortalecimento das demais cadeias que integram a parceria Senar/Governo, como: carne e couro, arroz, leite e derivados e aquicultura.
A reunião se propôs ainda a montar o cronograma de trabalho com todas as atividades que serão executadas até o final do ano, onde constam as atividades de assistência técnica e gerencial (ATeG), a serem efetivadas pela equipe de técnicos de campo do Senar.
Energia solar
De acordo com Luiz Figueiredo, parte da primeira etapa já foi consignada com a presença do governador Flávio Dino em evento realizado esta semana, no município de Raposa, quando foi lançada a tecnologia da energia solar como fonte geradora de energia limpa e sustentável no processo de irrigação das áreas exploradas em hortifruticultura.
Para Luiz Figueiredo, era isso que faltava para que fosse dado o start nos trabalhos do programa “Mais Produção”, onde se espera criar dinâmicas que o estado precisa para as cinco cadeias produtivas que efetivamente serão desenvolvidas no Maranhão”, disse ele, destacando o empenho de todos os envolvidos no projeto.
Além do superintendente estadual do Senar, estavam presentes à reunião técnica, o gerente de ATeG, Epitácio Rocha, supervisores e técnicos do Senar, a secretária executiva do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), Rosany Aranha e o assessor técnico, Fernando Trinta.
Fonte: Senar