Queda está associada às baixas temperaturas na primeira quinzena do mês, que reduziram a dependência de equipamentos de refrigeração

O consumo de energia elétrica no Nordeste caiu em oito dos nove estados em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado. A exceção foi o Maranhão, que registrou uma alta de 28%, a maior do país. Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE, que associa a redução às baixas temperaturas registradas nos primeiros quinze dias do último mês.
O resultado foi puxado pelo mercado regulado, segmento em que as residências e o comércio contratam seu fornecimento das distribuidoras. Esse ambiente costuma usar menos eletricidade em dias mais frios, quando é menor a dependência de equipamentos como os aparelhos de ar-condicionado.
Pernambuco registrou o maior declínio no comparativo anual, de 9%, seguido por Alagoas, onde houve recuo de 6%, e Paraíba e Rio Grande do Norte, ambos com 5% de retração. No caso do Maranhão, o crescimento está atrelado à demanda maior de uma única indústria da região, mas que é representativa frente ao consumo total do estado.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois − 1 =