Supera é uma academia neuróbica que trabalha as habilidades cognitivas, o raciocínio lógico e a autoestima através de ginástica para o cérebro.

Inaugurada em Balsas unidade do curso Supera, para aumentar a capacidade intelectual das crianças e tirar da comodidade a mente dos adultos e idosos. A novidade contou com a presença do gestor municipal prefeito Dr. Erik Augusto, sua primeira-dama Viviane Coelho, o vice-prefeito Celso Henrique e sua esposa e demais autoridades e profissionais de diversas áreas, inclusive da educação, imprensa local.

Convidados simulam aulas práticas onde estreiam sala de interação.

Ana Paula Tontini Viana é Neuropsicóloga e franqueada desta quarta unidade Supera, no Maranhão, explica que o curso “trabalha com desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, memória, raciocínio lógico, para as pessoas que já tem essa capacidade de atenção fica melhor e para quem tem alguma dificuldade cognitiva vem para cá, que a gente consegue ajudar nesse sentido nessa reabilitação de memória, da atenção”. O Supera trabalha como ginástica para o cérebro. Para Ana Paula, “a pessoa que pratica o método Supera conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima. Estas habilidades melhoram o desempenho na escola, alavancam a carreira e garantem mais qualidade de vida”. Ainda assim, o método é aplicado através de diversas atividades “envolvendo todo o material, como as apostilas de exercícios cognitivos, os jogos que são utilizados e trabalhamos com neuróbica também, então ele tem um fundamento nas neurociências”. Completa.

Parceria

Ana Paula já conta com parceria com o Colégio Educar. As crianças do Educar têm descontos especiais no Supera.

Para quem?

Pe. Jorge Birk abençoa as atividades do Supera/Balsas.

Para crianças desenvolve a concentração, raciocínio, autoestima e maior capacidade de aprendizado. Nos adolescentes, redobra a atenção, agilidade para fazer cálculos, controle de ansiedade e aprovação no vestibular. Para os adultos, ajuda a ter mais foco, visão estratégica, redução do estresse, aprovação em concursos e crescimento profissional. Na terceira idade, o cérebro fica mais ativo, memória boa, raciocínio rápido, independência e qualidade de vida.

Danielle Milet Crocia, arquiteta, diretora geral da Duo Arquitetura, disse que “a franquia Supera vem para desenvolver o cérebro, tanto que o slogan deles é ginástica para o cérebro. Então, a gente sabe que hoje a gente tem vários tipos de doença degenerativa a gente vai se acostumando com coisas mais cômodas e o cérebro vai ficando preguiçoso, você consegue fazer com que seu cérebro chegue no idade adulta com todo potencial e no idade idosa é tão bom quanto era quando criança, é algo que não tem um preço para isso. Então, eu fico muito feliz de ter auxiliado essas pessoas que tiveram essa iniciativa, no caso Ana Paula e Lisboa (Promotor de Justiça) de trazerem a franquia para cá porque eu acho que isso é um desenvolvimento”.

O Gerente de Implantação do Supera, Cristian, dá primeira aula para convidados. Ali usaram ferramentas como soroban (ábaco) e tangram.

Para Cristian Roberto da Silva, Gerente de Implantação, o método ajuda as pessoas a superarem suas dificuldades. “É o método de estimulação cognitiva, através de algumas ferramentas pedagógicas que se conversam entre si. Nela a gente consegue deixar de deixar o cérebro das pessoas estagnados ou parados e começa a estimular ele de uma forma bastante impulsiva, digamos assim. A gente consegue impulsionar o pensamento das pessoas a buscar soluções inovadoras, a solucionar problemas com muito mais facilidade encontrar respostas muito mais rápidas”. “Excita o cérebro profundamente e faz com que o seu cérebro saia da zona de conforto, estimulando assim tudo que eles fizerem aqui se reflitam na vida deles acadêmica, profissional, pessoal e se desenvolvam como pessoa”. Conclui Cristian.

Prática

O curso oferece vantagens nos exercícios mentais para todas as idades. Aqui, prefeito, vice, delegado, jornalistas, e vereadores entram na brincadeira exercitando o cérebro.

Para o Gerente de Implantação, Cristian da Silva, aos 12 anos de existência, o Supera conta com 06 ferramentas fundamentais que são praticadas em uma aula de duas horas semanais. Essas ferramentas “Exercitam o cérebro profundamente e fazem com que o seu cérebro saia da zona de conforto, estimulando assim tudo que eles fizerem aqui se reflitam na vida deles: acadêmica, profissional, pessoal e se desenvolvam como pessoa”. Conclui Cristian.

O Diretor Geral da Unibalsas – Faculdade de Balsas, Renan Honaiser, explicou como o curso Supera reage nos estudantes universitários. “Enquanto na faculdade a gente fica basicamente direcionado a conhecimentos específicos do curso – sabe que não tirando todo o contexto macro que gira em torno do conhecimento – o Supera contribui muito no momento que ele faz o desenvolvimento cognitivo do jovem ou adulto ou até mesmo da Terceira Idade que seja desenvolvendo seus cérebros, criando novas sinapses mentais, melhora o processo de ensino-aprendizagem, melhora o processo de lógica-raciocínio e principalmente pelo desenvolvimento do pensamento e do conhecimento. Então, nós da Unibalsas ficamos muito felizes em saber que tem mais esse parceiro, que a gente pode assim dizer, no processo de melhoria do ensino da aprendizagem e das habilidades mentais, aqui de Balsas”.

DEIXE UMA RESPOSTA