Em segundo lugar, aparece o Centro-Oeste (4,68%); seguido por Sul (2,89%); Norte (1,79%) e Sudeste (0,18%)
São Paulo, março de 2020 – O Nordeste brasileiro teve alta de 9,12% nas vendas online em janeiro de 2020, frente a dezembro de 2019. Com o melhor desempenho entre todas as regiões, também foi destaque na variação de faturamento do período: 6,47%. É o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Ao avaliar o índice regional de vendas no mesmo período, a composição ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (4,68%), Sul (2,89%), Norte (1,79%) e Sudeste (0,18%).
“O Nordeste do país apresentou forte crescimento de vendas no comércio eletrônico em 2019, sendo a região que mais ganhou participação no ano passado. Agora, no início deste ano, os dados apontam que as vendas continuarão apresentando excelentes resultados, atraindo inclusive grandes varejistas do setor para investimento em centros de distribuição regionalizados”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
Vendas online no Nordeste
Na comparação das vendas por comércio eletrônico em janeiro no Nordeste com o mesmo período do ano anterior, a variação foi positiva: 35,98%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste continua em destaque: 56,97%. Seguido por: Sudeste (50,57%), Norte (46,65%), Sul (42,30%) e Centro-Oeste (40,81%).
Faturamento do Nordeste
O e-commerce da região em janeiro também registrou alta no faturamento: 29,40% sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste também obteve o melhor desempenho e ficou em primeiro lugar no ranking regional, com 64,37%, sendo seguido por Sudeste (60,71%), Norte (54,60%), Centro-Oeste (51,74%) e Sul (50,35%).
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.