O Fundo Imobiliário TRX Real Estate (TRXF11) anunciou o compromisso de compra e venda com o Mateus Supermercados para a compra e locação de três imóveis em Belém, no Pará, Juazeiro, na Bahia e em Petrolina, Pernambuco, por R$ 182,6 milhões.
A operação foi na modalidade ‘sale and leaseback’, que significa na traduçaõ do inglês vender o imóvel e alugá-lo de volta.
De acordo com a administradora e gestora BRL Trust, o valor da aquisição poderá sofrer alterações por conta de eventual necessidade de exclusão ou substituição de qualquer um dos imóveis devido ao resultado das diligências.
Ainda segundo o comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (5), o valor total a ser pago pelo fundo na operação servirá como base para a definição do preço final dos aluguéis mensais a serem pagos pelo Grupo Mateus.
No entanto, o fundo prevê uma participação de 8% do varejista na receita do fundo com aluguéis.
Os contratos de locação terão duração de 20 anos e preveem como penalidade por rescisão antecipada o pagamento de valor equivalente ao saldo devedor integral de cada contrato de locação rescindido.
Também não haverá a possibilidade de ação revisional de aluguel durante o prazo de vigência inicial de cada contrato. A garantia locatícia será na modalidade de fiança pessoal outorgada pelo controlador do varejista.
Ainda de acordo com a BRL Trust, as condições precedentes para a concretização da operação devem ser superadas em até 90 dias.
A aquisição tem o objetivo de formar portfólio com ativos bem localizados e que ofereçam flexibilidade de uso futuro, segundo a gestora e administradora.