Estudantes do Ensino Médio de quatro escolas de São Luís mostram suas habilidades empreendedoras em evento promovido pela JA Maranhão
Sessenta alunos do Ensino Médio de quatro escolas de São Luís participaram no último sábado, 26, no Golden Shopping da Feira Miniempresa promovida pela Junior Achievement (JA) Maranhão, ONG mundial que busca promover a educação empreendedora, financeira e preparação para o mercado de trabalho, entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas por meio do Programa Miniempresa. Também participaram da programação os empreendedores Iully Fernanda e Antônio Carlos, que falaram da sua vivência nesse universo.
O evento, que é resultado das atividades do Programa Miniempresa, não apenas proporcionou um espaço para os estudantes mostrarem suas criações e ideias de negócios, mas também ressaltou a importância do desenvolvimento do empreendedorismo entre os jovens. Como é o caso da estudante Fabíola Sousa, 16 anos, que destacou a importância de ter participado do programa.
“Eu aprendi várias estratégias de vendas e sou muito grata pelo aprendizado que vai me ajudar a seguir pelo caminho do empreendedorismo, pois já estava com pensamento de empreender, de ter o meu próprio negócio e o programa expandiu a minha mente sobre empreender” disse Fabíola
A Feira Miniempresa é uma parte central do programa educacional Miniempresa, uma iniciativa da JA Maranhão que visa nutrir o espírito empreendedor entre os estudantes do Ensino Médio. Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de formar e administrar suas próprias miniempresas estudantis, desde a concepção da ideia até a produção e comercialização de produtos ou serviços. Isso expõe os conceitos fundamentais de negócios, finanças, marketing e trabalho em equipe, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo real com confiança.
A edição deste ano da Feira Miniempresa testemunhou a participação de alunos de quatro escolas locais, cada uma trazendo sua própria abordagem inovadora para o empreendedorismo.
Rebecca Saraiva, 16 anos, uma das estudantes participantes, também expressou sua experiência: “Eu nunca tinha pensado muito sobre empreendedorismo e essa oportunidade que apareceu em nossa escola foi muito boa pois aprender sobre o assunto vai nos abrir portas lá na frente. Também foi importante para colocar em prática os ensinamentos de matemática e aprender mais sobre finanças, por exemplo”, disse Rebecca.
Para a presidente da Junior Achievement Maranhão, Gina Carneiro, a JA Maranhão desempenha um papel crucial no desenvolvimento desses jovens talentos, conectando-os com mentores da comunidade empresarial local e oferecendo orientação prática. “O programa Miniempresa não apenas ensina habilidades de negócios, mas também promove valores como responsabilidade, ética e perseverança”, pontuou Gina.
O Diretor Executivo da JA Maranhão, Saulo Nunes, disse que para muitos dos alunos, a Feira Miniempresa marca o início de uma jornada empreendedora mais ampla. “Ao verem suas ideias se concretizarem em produtos reais e interagirem com o público, eles ganham confiança em suas habilidades e vislumbram um futuro onde podem fazer a diferença através do empreendedorismo”, afirmou Saulo.
A JA Maranhão faz parte da rede Junior Achievement Brasil desde 2004 e, desde então, tem desenvolvido ações em escolas do ensino fundamental, médio e superior de escolas públicas e privadas estimulando o espírito empreendedor e o dinamismo necessário para o mercado de trabalho nos dias atuais com programas de educação empreendedora, economia, negócios e sustentabilidade. Já foram 60 mil estudantes de escolas públicas e privadas impactadas pelos programas, que contaram com a colaboração de dois mil voluntários. Saiba mais em https://www.instagram.com/ja_maranhao/