Uma equipe do SAMU, com socorristas de Balsas e outras cidades vizinhas fazem treinamento quase que diariamente, com a intenção de não falhar no momento de uma necessidade real.
Antônio Luzimar, Enfermeiro do Atendimento Móvel de Urgente, do SAMU, e faz parte integrante do Centro Treinamento Internacional Life Support Brasil. Ele explica que os treinamentos são feitos pelo menos 05 vez ao ano e pode durar até 06 dias, variando de acordo com o tamanho da turma, e tem o intuito de fortalecer o elo que tem que ter entre uma assistência de qualidade e o benefício para o paciente. “O treinamento exige uma integralidade do aluno durante todo o tempo em estamos treinando. Carga horária de 08 a dez horas diariamente, durante os 04 ou 06 dias”. Acrescentou Antônio.
Entre a equipe de 07 profissionais que estavam sendo treinados na praça Getúlio Vargas (Banco do Brasil), nesta sexta-feira, 11/08, haviam funcionários de vários lugares, como do SAMU, HBU, Balsas, Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras.
Antônio disse ainda que possui todo o suporte paralelo ao uso nos serviços do SAMU e também na iniciativa privada, como Alice Remoção, que também é parceira nestes serviços.
Para ele, o SAMU de Balsas dá muito suporte devido à capacidade que possui, apesar da deficiência que tem a Saúde. O instrutor revelou à reportagem da Folha, que o SAMU está implantando um sistema de treinamento interno, “inclusive está em fase de adaptação e implantação de um núcleo de atendimento às urgências, que é exatamente para tornar mais frenquente esse treinamento e essa capacitação e deixar os profissionais mais afiados para atender diariamente os pacientes”. Concluiu o Enfermeiro do CTILSB.
CONFIRA VÍDEO FEITO DURANTE TREINAMENTO NA PRAÇA DO BANCO DO BRASIL, EM BALSAS/MA:
https://www.youtube.com/watch?v=9aGwwlSq1nQ