O sul do Maranhão é uma região farta em seu bioma natural, de um povo solidário e miscigenado, de uma cultura peculiar, porém quase isolada do resto do país, pelas circunstâncias que o estado o coloca. Seu maior destaque se desenvolveu com a imigração de colonos sulistas e sua maior produção, hoje é a soja, que substituiu a majestosa cultura do arroz, de outrora. A criação de peixes, que se multiplicam nos tanques, pela abundância aquática de rios e córregos que se estendem em todo o território do cerrado e as paisagens de lagos e cachoeiras em meio às íngremes falácias. Descobertas arqueológicas e vistas resplandecentes vão-se misturando aos empreendimentos turísticos da Chapada das Mesas, contornadas pela cultura de grãos e imponentes plantações de eucaliptos.

O seminário “Discutindo as Potencialidades do Cerrado Sul Maranhense”, organizado pelo Sebrae/Balsas, é um suspiro futurístico que precisa ter alcance imediato mas com estudos e discussões que leve a um planejamento, na organização da corrida para a descoberta das potencialidades que poderão trazer relevantes meios de vida divergentes, para que sejam adotadas políticas públicas de responsabilidade no tratamento humanitário da população e da natureza.

De acordo com Sandra Barcelos, uma das coordenadoras da instituição e moderadora do Seminário, quinta-feira, 09/03, diz que as palestras acontecem durante todo o dia, para discutir a realidade do cenário do Cerrado, nos 26 municípios atendidos pelo Sebrae.

https://www.youtube.com/watch?v=VxWj8lLsnQI

Ideias fluíram durante todo o evento, no auditório da Unibalsas, com o intuito de formar bases de pesquisas para alavancar as potencialidades da região sul do Maranhão.

O secretário adjunto da Cultura do estado, sr. Hugo Veiga, falou das dificuldades encontradas em relação ao turismo e que poderão ser amenizadas se repensadas e trabalhadas com espírito  moderno, por parte dos administradores públicos.

https://www.youtube.com/watch?v=Kkzb-m4W_LE&feature=youtu.be

Diretor do Sebrae/Balsas, Maurício Lima, diz que a diversificação da cadeia produtivo deve ser discutida e posta em prática.

https://www.youtube.com/watch?v=Ujug8rDCvDE&spfreload=5

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, José Gabriel, o Sebrae acertou em cheio ao trazer um seminário para tratar destes assuntos, pois a região, que é muito extensa, precisa de descobrir suas potencialidades rumo a dar mais oportunidades para as pequenas e grandes empresas.

https://www.youtube.com/watch?v=_o5viGgCHLg

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + 7 =