O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, sábado, 17/09, foi comemorado em Balsas por ambientalistas da Expedição em Defesa das Nascentes do Rio Balsa, seus Afluentes e Matas Ciliares e pelo grupo Passeio Ecológico e Social. Dentre as ações praticadas pelos grupos, destacaram-se o recolhimento do lixo deixado nas margens do rio e jogado no no leito, fotografias de locais de despejo de esgotos e palestras sobre a importância da preservação e limpeza dos rios.
Sobre os mesmos jet skys que os divertem, os ambientalistas resgatavam todo material não degradável encontrado e armazenado em barcos e transportado para um caminhão, que depositava em local apropriado para o lixo.
Preocupados com o futuro das águas fluviais, em especial do rio Balsas, nascentes e seus afluentes, os ambientalistas, coordenados por Miranda Neto, fazem uma averiguação por ano às nascentes e dois passeios ecológicos, onde retiram o lixo das margens e analisam a situação encontrada, fazem relatórios que são enviados à Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Ministério do Meio Ambiente, para posterior cobrança das autoridades, além de palestras em escolas públicas e grupos de interessados, para orientação e conscientização sobre os malefícios causados pela destreza do homem à natureza e os benefícios que a natureza nos proporciona quando conservada ou reflorestada após uso inconsequente.
Nesta limpeza do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, um caminhão lotado transportando mais de uma tonelada de lixo foi despejar no lixão da cidade, em sua maioria sacos plásticos de supermercados.