A população maranhense conta, a partir de agora, com um novo canal de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA): o Chat Online da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). O canal potencializa o atendimento aos assistidos, eliminando distâncias, agilizando resultados e modernizando a forma de contato com a instituição.

Lançada em 2012, a CRC podia ser acessada gratuitamente, via telefone, através do número 129 e por e-mail. Agora, o canal pode ser acessado também via chat online pelo computador ou pelo smartphone conectado à Internet.

Assim como no atendimento por telefone, os interessados podem usar o chat para obter informações sobre o funcionamento das unidades da Defensoria Pública do Estado, na capital e interior, bem como o andamento de seus processos com mais agilidade.

De acordo com o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo, o acesso à Justiça, direito humano fundamental, estará mais concretizado com o uso da nova ferramenta. “Nos tempos modernos, o uso de aplicativos de mensagens tem facilitado bastante a comunicação, em razão do fácil acesso ao computador e smartphone, inclusive havendo dados de que tem superado o uso convencional da ligação telefônica. E, na busca de sempre aprimorar o serviço prestado, o uso da tecnologia contribui enormemente, sempre com a finalidade de facilitar a vida do assistido da Defensoria Pública”, disse.

Segundo o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o lançamento da ferramenta é mais uma das ações de aperfeiçoamento dos mecanismos de interação com a comunidade. “A nossa proposta é estar cada vez mais próximo do cidadão, facilitando o seu atendimento por meio de ferramentas mais resolutivas”, ressaltou.

Como acessar – Logo ao entrar no site da DPE (defensoria.ma.def.br), o interessado pode clicar sobre o ícone do chat. Acessando pelo computador, o internauta verá um ícone azul e verde, com o texto “Bem-vindo à CRC ONLINE”, localizado no canto direito inferior. Ao clicar sobre o ícone, basta preencher os dados de identificação solicitados e um atendente iniciará o atendimento.

Se estiver acessando o site pelo celular, o internauta verá um ícone redondo nas cores azul e verde com um balão de fala, localizado no canto direito inferior da tela. Ao clicar sobre o mesmo, abrirá um menu com duas opções: ligar para o número da CRC ou Chat Online. Clique sobre a opção do chat e preencha os dados solicitados, para que um atendente inicie o atendimento.

A CRC pode ser acessada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos dias de expediente regular. Além do contato telefônico e do chat, o cidadão pode fazer contato com a Central, por meio do e-mail crc@ma.def.br.

 

 

Por Socorro Boaes

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