Numa eleição tensa, marcada por acaloradas discussões entre militantes das duas chapas, o empresário Felipe Mussalém (Tradição com Inovação), que era apoiado pela presidente, Luzia Rezende (na foto com o vencedor), foi eleito presidente da Associação Comercial do Maranhão nesta quarta-feira, 07/12, para o biênio 2017-2018. Proclamado o resultado, Mussalém disse que seu grande desafio, a partir de janeiro de 2017, vai ser o de reaglutinar os empresários, pois ficou evidente a divisão que se criou neste período de campanha e mais ainda na data da eleição.
Dos cerca de mil associados, entre ativos e inativos, compareceram às urnas 267 votantes, e destes foram registrados um voto em branco e outro nulo. Mussalém obteve 58,1% dos votos válidos, ou seja, 154, enquanto seu concorrente, Vicente Araújo (Atitude em Movimento), que ficou com 111, obteve 41,9%, ou seja, uma diferença de 43 votos ou 16,2 pontos percentuais.
A votação ocorreu das 08h às 18 e o resultado foi anunciado às 19h30. Por todo o dia, a Praça Benedito Leite, onde fica a sede da entidade, foi tomada de candidatos e simpatizantes de ambas as chapas. Veja os melhores momentos da eleição em www.aquilesemir.com.br
O clima de divisão ficou acentuado na hora do reconhecimento do resultado. Vicente Araújo, que era de uma concorrente que faz oposição à atual diretoria, questionou a lisura do pleito, insinuando que faltou transparência por parte da diretoria, sem mencionar o quê especificamente, causando uma reação contrária do auditório àquela altura formado em grande maioria por membros da chapa vencedora.
A presidente Luzia Rezende preferiu não elevar a temperatura, afirmando apenas que ao longo desses quatro anos em que dirigiu a casa formou grandes amizades e pretende conservá-las, todas. Ela parabenizou o vencedor e disse estar pronta a ajudá-lo, sempre que for necessário.
Mussalém diz que a partir de agora a tirar do discurso e botar na prática as ações que pretende desenvolver à frente da casa. Olhando para um auditório lotado de simpatizantes seus e de poucos da chapa contrária, disse que aquilo era retrato do que sobrou da eleição, muito descontentamento, mas fará de tudo para juntar a todos, irmanar a casa novamente para que volte a ser uma casa de apoio dos empresários.
Três ex-presidentes – Roberto Albuquerque, Júlio Noronha e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes – prestigiaram a apuração dos votos. Júlio Noronha, que presidiu os trabalhos, elogiou o espírito democrático dos filiados da ACM. Já o presidente Roberto Albuquerque fez uma pregação de paz, dizendo que as disputas são normais e alguém tem de vencer, mas os dois candidatos devem ser considerados vencedores pelo exercício de democracia.
Diretoria – Veja como está formada a nova diretoria executiva após a eleição desta quarta-feira:
Felipe Mussalém (presidente), Fabrízio Dualibe (vice-presidente), Márcia Nadler (1ª secretária), Ivo Correia (2º secretário), Cláudia Galgani (1ª tesoureira), Adeon da Silva (2º tesoureiro). Os candidatos a vice-presidente de assuntos temáticos são Cristiano Fernandes (Comércio), Fábio Nahuz (Construção Civil), Edna Montenegro (Desenvolvimento do Quadro Social), Fernando Duailibe (Economia e Finanças), Pedro Robson Holanda da Costa (Assuntos da Indústria), Francisco da Rocha (Infraestrutura), Camila Campos Silva (Assuntos do Jovem Empresário), Luís Gustavo Almeida (Medicina e Saúde), Jenilce Almeida (Assuntos da Micro e Pequena Empresa), Magnólia Rolim (Assuntos da Mulher Empresária), Janaína Albuquerque de Oliveira (Patrimônio Social), Renata Costa (Turismo), Samir Nicolau (Agronegócio) e Antônio Gaspar (Assuntos Tributários).
Fonte: MH