Os servidores do Cartório Eleitoral de Balsas trabalham intensamente para finalizar na tarde desta quarta-feira, 11/11, a carga e lacre das urnas para Formosa da Serra Negra (37 sessões), Fortaleza dos Nogueiras (26 sessões) e Nova Colinas (12 sessões), além de 12 urnas de contingência (reservas).

Para o Chefe de Cartório da 105ª Zona Eleitoral – que envolvem os municípios citados-, Acácio Vieira Carneiro Filho, poucas mudanças acontecerão para estas eleições municipais:

Regras de segurança

As novas medidas feitas para respeitar as regras sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2), entre as principais mudanças está o uso obrigatório de máscara na hora da votação, o horário estendido com o objetivo de evitar as filas, além do uso de canetas próprias para cada eleitor. Além da máscara, que será obrigatória, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos para votar o mais rápido possível. Foi feita a indicação também para que, se possível, se evite levar crianças na hora de votar.

Eleitores com deficiência

Os eleitores com deficiência visual vão poder ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna pela primeira vez nas eleições deste ano.

Até as eleições de 2018, a urna emitia mensagens pré-gravadas, indicando ao eleitor com deficiência visual o número digitado por ele, o cargo para o qual votou e instruções sobre as teclas da urna.

O novo recurso nestas eleições é chamado de sintetização de voz, uma tecnologia que transforma o texto em som. É como se, no lugar da máquina, houvesse uma pessoa lendo o conteúdo que está aparecendo na tela.

Mailton Luciano Pereira da Silva é Chefe de Cartório da 22ª Zona Eleitoral, que também colaborou para o andamento da audiência das cargas e lacres de hoje, já que para o município de Balsas as urnas estão prontas, afirma que para evitar fraudes, as urnas são individualizadas por sessão. Cada urna está definida com a quantidade de eleitores e candidatos.

Quanto ao horário de finalização das votações, Mailton afirmou também, que não há estipulação para o fim, mas que seja o mais breve possível.

A votação ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que for necessário. O país tem mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar, o que representa uma média de 435 eleitores por seção eleitoral, segundo o TSE.

Idosos

Terão preferência de horário na fila de votação:

Conheça as medidas contra o coronavírus aos eleitores

Fique de máscara

O eleitor deve permanecer de máscara desde o momento em que sair de casa. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Leve a própria caneta

Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. As seções eleitorais terão caneta de uso comum para os eleitores que não levarem uma. Ela deve ser higienizada com álcool a cada uso.

Anote o número dos candidatos

Os eleitores também devem levar anotados os nomes e números dos candidatos, a famosa “cola eleitoral”, para votar o mais rápido possível.

Não leve acompanhantes

A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças nem acompanhantes para o local de votação.

Mantenha o distanciamento

O eleitor deve manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Ele deve votar de forma ágil e não permanecer nos locais de votação por mais tempo que o necessário.

Não vote com sintomas de coronavírus

Se tiver febre no dia da votação ou se teve covid-19 nos 14 dias antes da eleição, o eleitor deve ficar em casa. É possível justificar a ausência posteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA