Com a intenção de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) aderiu a campanha “Junho Vermelho”.
O objetivo é conscientizar para a importância do ato de doar. O sangue não tem substituto, por isso, a doação voluntária é fundamental e pode salvar vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco.
O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas.
O doador passará por triagens clínicas e sanguíneas. Ele precisa estar alimentado para evitar passar mal durante o processo. A coleta dura em torno de 20 minutos. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo
Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó.
Em Balsas, os interessados podem se dirigir à Hemomar, na rua José Leão, próximo do colégio Professor Luis Rego.