“A política é um instrumento para promover a paz”. Escreveu em artigo, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André/SP. O que nem sempre se vê diante dos políticos em sessões fervorosamente discutidas e mal entendidas, nos plenários.
Em outras palavras “política” faz menção a tudo que está vinculado ao Estado e sua administração, mas definições modernas defendem que política é meramente o exercício do poder.
Nesta segunda-feira, 06/12, meninos e meninas, com idade entre 18 e 25 anos, de escolas públicas e privadas, receberam das mãos dos experientes vereadores municipais de Balsas/MA, a incumbência de colocar em prática aquilo que a vontade pública infantojuvenil permeia em seus lares ou lugares por onde convivem.
Os primeiros Vereadores Mirins eleitos com2.860 votos, entre titulares (17) e suplentes (06), exercerão a função por um período de 06 meses. Orgulho para os pais, professores e para os tutores – aqueles que adotaram um eleito para conduzi-lo da melhor maneira confiável de suas experiências e práticas em suas gestões.
A Vereadora Mirim mais votada de toda a apuração foi Saiury Lima Martins, do Colégio EDUCAR 365 votos ou 3,65%. Muitas ideias na cabeça e desenvoltura na conversação, ela demonstra atinada para a política não só dentro da escola.
Izaquiel Coelho da Silva venceu a disputa pela Escola Municipal Dr. José Bernardino com 188 votos e também desponta na política, com o apoio dos colegas, para agir como os veteranos. Cobrando as carências que observa nas ruas.
A preocupação com o lugar em que passa a maior parte do dia, Marcos Vinicius Sousa dos Santos, também da Escola Municipal Dr. José Bernardino, tirou 240 votos e fala de seus planos para melhorar o convívio dos colegas estudantes.
A diretora do Colégio Educar Dom Bosco, Thais Martins, disse acreditar no potencial da candidata eleita escolhida, Saiury Lima, primeiramente pelos alunos do colégio e depois por voto geral. Para ela os eleitos estão preparados para desenvolveram seus trabalhos.
Para a diretora Josélia Morais Guimarães, da Escola Municipal Moisés Coelho e Silva, este é um começo para que eles terão apoio ao lado dos veteranos para conhecerem a política e se tornarem participantes ativos da sociedade.
A diretora Luana Assunção de Brito da Escola Municipal Dr. José Bernardinoroga pelo apego ao “gosto políticio” e saibam separra “política de politicagem”.
Celso Henrique, Secretário de Educação também prestigiou a posse e parabenizou a Câmara Municiapl de balsas, “por fazer com que isto aconteça!”. Disse.
O Presidente da Câmara, Vereador Moisés Coelho, sinalizou o orgulho de ver o futuro em seu pleito e justifica que serão cidadãos de bem para a vida.
VEREADORES E SUPLENTES ELEITOS
1º Saiury Lima Martins – EDUCAR – 365 votos
2º Fabrício Silva Pontes – E.M.V CURY – 292 votos
3º Ana Carolina da Cruz Noleto – E.M.V CURY – 288 votos
4º Levy Lopes de Sousa – E.M.J.BOTELHO FILHO – 273 votos
5º Ítalo Santos Ribeiro – E.M.M.COELHO – 259 votos
6º Marcos Vinicius Sousa dos Santos – E.M .J.BERNADINO – 240 votos
7º Ana Crystielle Pessoa Ferreira Magalhães – EDUCAR – 239 votos
8º Rafael Sena Silva – E.M.E.C.ROCHA – 234 votos
9º Gabriel Araújo Torres E.MJ.BOTELHO FILHO – 231 votos
10º Larisse Ferreira E.M.E.A.CURY – 230 votos
11º Fernando Lima E.M.E.A.CURY – 224 votos
12º Elen Ravila E.M.A.NEVES – 221 votos
13º Luan Gabriel E.M.A.NEVES – 220 votos
14º Maria Luiza de Andrade E.M.M.COELHO – 218 votos
15º Kauan Ribeiro Lustosa E.M.M.ROCHA – 212 votos
16º Ana Clara Castro Santos E.M.E.C.ROCHA – 210 votos
17º Kalita Alencar dos Reis E.M.M.CARMO.S.S – 200 votos
18º Izaquiel Coelho da Silva E.M.J.BERNADINO – 188 votos
19º Marcos Vinicius Farias Alves E.M.C.VIDIGAL – 185 votos
20º João Victor Martins Chaves E.M.M.ROCHA – 156 votos
21º Andrei Bem Avraham Totini Luiz EIBA – 153 votos
22º Vitório Antonio de Jesus Lopes E.M.C.VIDIGAL – 133 votos
23º Thiego da Silva Brandão E.M.M.CARMO.S.S – 119 votos