[xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

Este domingo é Dia de São Félix de Valois e Santo Edmundo, mas muitos fiéis fazem as rezas a São Félix para homenageá-lo por alguma bênção conseguida, seu José Santos e dona Antônia dos Santos que cruzam trilha longa numa caminhada de Balsas até o povoado João Pereira, onde várias famílias os aguardam para celebrar o dia do santo.

Dona Antônia, que passou por problemas de saúde grave – teve sua perna condenada pelos médicos – e o esposo ao pediu ao santo que fizesse uma cura na perna da mulher e pagaria esta promessa “de ir até o povoado a pé”. Por vinte anos, completados este ano, seu José afirmou que este é o último. E agradece ao santo pela cura da esposa.

A reportagem da Folha do Cerrado os encontrou nesta caminhada incansável e rítmica, pelas margens da estrada que levam a João  Pereira, o povoado da reza.

https://www.youtube.com/watch?v=HGYWBnb_0dc

Félix nasceu na pequena província agrícola de Cantalício, Itália, no ano 1515. Filho de uma família muito modesta de camponeses, teve de trabalhar desde a tenra idade, não podendo estudar. Na adolescência trabalhou como pastor e lavrador numa rica propriedade. Alimentava sua vocação à austeridade de vida, solidariedade ao próximo, lendo a Vida dos Padres, o Evangelho e praticando a oração contemplativa, associada à penitência constante e a caridade cristã. Aos trinta anos de idade entrou para os capuchinhos. E, em 1545, depois de completar um ano de noviciado, emitiu a profissão dos votos religiosos no pequeno convento de Monte São João. Ele pertenceu à primeira geração dos capuchinhos. Nesse período, trajando um hábito velho e roto, trazendo sempre nas mãos um rosário e nas costas um grande saco, que fazia pender seu corpo cansado, ele saía para esmolar ajuda para o convento, pelas ruas da cidade eterna. Todas as pessoas, adultos, velhos ou crianças, pobres ou ricos o veneravam, tamanha era sua bondade e santidade. Em vida eram muitos os prodígios, curas e profecias atribuídas à Frei Félix. Quando ele morreu imensa procissão de fiéis desejava se despedir do amado frei.

DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 5 =