Empresários de diversos segmentos que, em parceria com o Banco do Nordeste, desenvolveram negócios e geraram emprego nas últimas décadas, foram homenageados, nesta terça-feira, 19, durante as celebrações pelos 70 anos do Banco. A comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento foi entregue durante programação especial, na sede do Banco, em Fortaleza.

Durante a cerimônia, o presidente do BNB, José Gomes da Costa, reforçou como a história do banco se mistura com a de grande parte das empresas instaladas na sua área de atuação. “A gente fica feliz por se sentir parte de cada um desses empreendimentos que vocês construíram e vão continuar construindo, sendo exemplos para novos empreendedores”, afirmou.

Um empresário de cada estado atendido pelo BNB recebeu a comenda, em reconhecimento à relevância do empreendimento e do próprio empreendedor para estimular e inspirar novos negócios em sua região.

No Maranhão, a comenda foi entregue ao empresário Ilson Mateus, do grupo Mateus. O trabalho do vendedor de aguardente, nascido em Imperatriz, transformou um pequeno negócio de 50 metros quarados em Balsas em uma rede de supermercados com 223 lojas e quase 46 mil colaboradores. São 126 no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, cinco no Ceará, duas na Bahia, uma em Pernambuco e uma em Sergipe.

Sobre a capacidade de financiamentos impulsionarem negócios, o presidente do BNB José Gomes ressaltou que “o crédito é instrumento de política pública, mas uma ferramenta limitada. Ele depende de um tomador que, como quem recebe uma semente, precisa trabalhar e germinar para que dê bons frutos”, afirmou.

Também receberam a comenda as microempreendedoras Rosa Maria de Jesus e Silva, do Ceará, e Luiza Pereira Lima, do Piauí, representando os clientes do Crediamigo e do Agroamigo.

Houve homenagem a instituições parceiras no desenvolvimento da região, como a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Sebrae Nacional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Convênio com a SAE
Durante a celebração pelo aniversário de 70 anos do BNB, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) para compartilhamento de informações, dados e estudos, visando à elaboração de cenários e formulação de políticas e estratégias de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil. Pelo convênio, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, irá disponibilizar as informações. “O Etene tem um potencial para contribuir não só para o Nordeste, mas para o Brasil. E a Secretaria vislumbrou isso”, afirma o secretário Especial, Flávio Augusto Viana Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA