O coordenador de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão, João Berto Ferreira, destaca a importância de um ambiente focado na inovação para dar suporte aos acadêmicos e empresas da cidade e região.

Um conjunto de ações para estruturação de ambiente de inovação em Balsas tem participação de empresas e instituições da região. O foco são estratégias para fortalecer vocações do município. A Agência de Inovação e Empreendedorismo resulta dessa articulação.

 

O ambiente de negócios do município de Balsas, cidade localizada no sul maranhense a 808 km da capital, São Luís, vai ganhar um aliado na promoção da inovação, estímulo à criatividade e à experimentação.

Trata-se de parceria entre o Sebrae e a Faculdade de Balsas – Unibalsas, que resultou na criação da Agência de Inovação e Empreendedorismo, um hub de geração de conhecimento, tecnologia, cuja atuação terá conceito semelhante ao modelo de atuação do Sebraelab, instalado em São Luís há quase dois anos.

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas terá metodologia do Sebraelab e atenderá a comunidade geral de Balsas.

Espaço colaborativo e multifuncional, o Sebraelab gera conhecimento, conexões e soluções de negócios inovadores na capital, mobilizando amplo contingente de parceiros, com contribuições efetivas para a consolidação de um ambiente de inovação e geração de conhecimento focado na realidade de São Luís.

Esse conceito chega a Balsas como decorrência das ações para estruturação do ecossistema de inovação do município, processo liderado pelo Sebrae e que em pouco tempo ganhou a adesão de mais de 70 parceiros, entre empresas, instituições de ensino, de fomento, pesquisa e de apoio ao empreendedorismo, além de associações de classe e sindicatos, dentre outros.

A agência será voltada para atendimento de qualquer pessoa que busque inovar ou empreender baseadas em novos modelos de negócios, incluindo acadêmicos, potenciais empreendedores, micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, startups, grupo de pessoas ou empresas cuja atuação tenha base inovadora, funcionando como um espaço idealizado para conectar esses grupos e seus interesses, formular soluções e disseminar o conhecimento gerado em âmbito regional.

A metodologia se baseia nos pilares do conhecimento e aprendizado validado, criação e produção participativa e colaborativa aliado a conexões como um hub de negócios e acesso a mercados.

O Plano do Ecossistema de Inovação de Balsas, que está na fase de consolidação, já mostra resultados como a instalação da agência na Unibalsas

Para o gestor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas, Diego  Andrada, esse trabalho é um presente para a cidade. “A estrutura física da agência ficará localizada dentro da faculdade, mas atenderá à comunidade em geral”, frisa ele. “Não só a comunidade acadêmica da Unibalsas será contemplada com as atividades da agência, mas toda a comunidade e pessoas que desejarem desenvolver ações de inovação. Com o amadurecimento dessa iniciativa,  os resultados obtidos servirão à comunidade como um todo, em todos os segmentos. Esperamos que a Agência seja realmente um marco como produtora de ideias e práticas inovadoras”, reforçou Andrada.

Parceria exitosa – Desde 2018, o Sebrae e Unibalsas tem atuado em parcerias voltadas paras a educação empreendedora. Exemplo disso é que naquele ano, a faculdade se tornou a primeira instituição de ensino superior do estado a aplicar o empreendedorismo como disciplina.  E foi numa dessas ocasiões que o Sebrae apresentou o projeto do Sebraelab. Prontamente, a Unibalsas abraçou o projeto e a ideia do hub de inovação começou a ganhar corpo.

Para o coordenador de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão, João Berto Ferreira, um ambiente inovador como esse vai ajudar muito dando suporte aos alunos e às empresas da cidade e da região.  “De um ambiente como esse, saem ideias surpreendentes e soluções práticas para o dia a dia e para atendimento das necessidades das empresas e do mercado local”, explica o coordenador.

O projeto está avançado e em breve a comunidade já terá ambiente para desenvolver ideias inovadoras (Arquivo Unibalsas)

“O Sebrae entende que ambientes como esses precisam receber apoio e investimentos. Um espaço como esse vai gerar em curto e médio prazos soluções efetivas para problemas no agronegócio, no turismo, na logística, para fortalecer as atividades comerciais e os serviços, pensando-se estrategicamente em segmentos que permeiam a economia da região de Balsas” destacou João Berto.

Ecossistema de Inovação de Balsas

A instalação da Agência de Inovação e Empreendedorismo é um dos resultados das ações para estruturação do ecossistema de Balsas, que tem na integração de grande número de parceiros outra expressiva conquista.

Nessa perspectiva, de forma online, já foram realizados três workshops, que geraram as diretrizes de planejamento ecossistema. Temas como o levantamento dos segmentos econômicos estratégicos  para o desenvolvimento de Balsas e governança estão sendo alinhados em um processo colaborativo.

“O município de Balsas detém hoje o posto de terceiro PIB do Maranhão, com uma economia fortemente marcada pelo agronegócio da soja, mas com um fluxo comercial e empresarial fortes e um ambiente institucional integrado. Esse trabalho de estruturação do ecossistema de inovação vai possibilitar o fortalecimento dessa economia, das empresas e instituições, beneficiando outros segmentos além do agronegócio, o que deve se refletir na região como um todo, impactando positivamente os pequenos negócios e assegurando a definição de rumos para o desenvolvimento local, focados no empreendedorismo, no potencial econômico, na inovação e na sustentabilidade”, analisa o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Agronegócio, logística, turismo e tecnologia são os segmentos definidos como prioritários. Cada um destes terá um planejamento próprio com ações que terão a inovação como eixo condutor. Os trabalhos são desenvolvidos pelo Sebrae em parceria com a Fundação CERTI. No próximo dia 6 de maio, está programada a realização do quarto workshop, para apresentação final do Plano do Ecossistema de Inovação de Balsas e validação do cronograma de atividades.

Para Diógenes Souza, gerente do Sebrae em Balsas, esse trabalho produzirá resultados, inclusive para além das fronteiras de Balsas. “O planejamento do Ecossistema de Inovação de Balsas contribuirá para a evolução dos negócios da cidade e para além. Sinal disso é a representatividade que se observa no número de instituições que aderiram à iniciativa. As empresas e instituições, assim como o Sebrae e a Fundação CERTI, acreditam nesse projeto, e nos resultados e no impacto que esse trabalho deve gerar”, frisou Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA