Após dias de correria, alunos dançam quadrilha, conhecem os resultados de tanto esforço e entregam arrecadação total à instituição eleita.

“Foi um dos melhores dias da minha vida, papai. Conheci muitas crianças que precisam da gente”. Exclamou a vencedora Rainha Caipira 2018, do concurso do Colégio Educar, Klara Maranhão, 2º Ano, durante a entrega de R$ 2.615,00, em espécie. O dinheiro foi dividido em quatro envelopes, para que cada criança pudesse fazer seu objetivo.

Acompanhadas pelas diretoras do Colégio Educar de Balsas/MA, Beatriz e Thaís Martins, os alunos Ayrton Arrais Araújo Júnior, do Maternal III, Klara Maranhão, do 2º ano e Enzo Martins Coelho Pedrosa, do 5º ano, foram até a Casa Abrigo-Recanto Amigo, onde puderam conhecer a história de cada criança e interagiram durante alguns minutos. Valentina Santos Feitosa, do Materna III, foi a segunda rainha caipira a vencer o concurso, porém não pode estar no evento da entrega do valor arrecadado.

Ângela Cristina Pereira, Assistente Social, coordenadora do projeto, explicou para Beatriz, que a Casa Abrigo-Recanto Amigo, atualmente com 10 assistidos, recebe crianças de 02 a 15 anos, que chegam através de decisões da Justiça, sobre algumas denúncias. Ângela disse que a criança que entra na entidade tem todo o acompanhamento da rede da Assistência Social como o Cras, Creas, Caps, Defensoria Pública e Conselho Tutelar “e de acordo com as denúncias é feito a avaliação e acompanhamento dessas famílias e visto a necessidade de estarem aqui conosco para serem abrigados e cuidados para que tenham referências”.

Ângela e demais funcionários ficaram felizes, ao lado das crianças, que receberam alegres a doação, tanto que parte dela já terá destino certo, como as consultas de vista de uma menina, que apresenta deficiência na visão, dificultando seus estudos. Para Ângela, o município ampara com muitas despesas, como aluguel do prédio, funcionários e assistentes ou transportes, quando necessários.

Durante as conversas entre a diretora do Educar, Beatriz Martins e Ângela Cristina, ficou acertada a doação de uma bolsa integral para Izabela. A garotinha tem 02 anos de idade e convive com suas irmãs no projeto Casa Abrigo-Recanto Amigo. Baetriz pediu os documentos e autorização para que Izabela seja matriculada e estude no colégio sem pagar despesas. “Izabela é a única criança que ainda não frequenta uma escola, porque na rede municipal é a partir de 04 anos e a Isabela só tem 02 anos, então para o Colégio Educar é uma escola que pode servir para Isabela.”.

Desde o início de planejamento para formalizar a festa junina do Colégio Educar, as diretoras, professores e demais funcionários procuravam algo que desse “mais essência” à festa e algo mais educativo às crianças, “mas descobrimos que o amor pelas pessoas, não só em nós, que fomos criadas assim, mas tem muitas crianças que estudam aqui que são educadas para conviver melhor ajudando a oportunizar outras pessoas”. Conta Thais Martins.

Durante a corrida para arrecadação de dinheiro para os concursos Rainha Caipira e Rei Caipirão, muitas delas aprenderam a se aproximar das pessoas e pedir por uma causa e não somente para sua promoção aos títulos da festa junina.

Klara Maranhão, por exemplo, durante dias e dias percorreu o Festejo de Santo Antônio, atrás de conseguir o dinheiro que lhe fizesse ser Rainha Caipira, mas nas abordagens às pessoas explicava também que “o mais importante, não era ser a rainha e sim ajudar a Casa Abrigo-Recanto Amigo”, mesma frase usada ao saber do resultado de tanta correria – o brilho de um sorriso estarrecedor. Com esse estilo conseguiu seu objetivo e mais ainda a satisfação de entregar o dinheiro de seu esforço ao destino final, além de conhecer de perto o fundamento de sua causa.

 

É FUNDAMENTAL ENSINAR AOS FILHOS, DESDE PEQUENOS, QUE O AMOR AO PRÓXIMO TRANSFORMA AS PESSOAS.

Redação do Jornal Folha do Cerrado

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

2 Comentários

  1. que atitude linda do Colégio Educar. Parabéns aos diretores pela iniciativa. Com certeza estas crianças que se esforçaram para ganhar jamais esquecerão e as que receberão mais ainda. Como faço para entrar em contato com a assistente Social da Casa Abrigo?

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + 14 =