MudaMundo 2019 começa pelo Nordeste brasileiro
SLC Agrícola patrocina primeira temporada do ano
Pelo terceiro ano consecutivo, a SLC Agrícola patrocina a realização do projeto MudaMundo. Este ano, a primeira temporada, a ser realizada no mês de maio, vai contemplar os estados da Bahia, Maranhão e, pela primeira vez, Piauí. O projeto, destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.
Depois de passar por Barreiras e Formosa do Rio Preto na Bahia, e por Santa Filomena, no Piauí, no dia 17 de maio, o MudaMundo chega ao município de Tasso Fragoso, no Maranhão. Professores e alunos das escolas da rede municipal da cidade terão a oportunidade de conhecer o projeto que vem disseminando os conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. Confira a agenda com mais informações abaixo.
A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país. Por meio das histórias vividas pelo menino João, um garoto, muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações.
O objetivo central do projeto vem ao encontro da expectativa da SLC Agrícola, patrocinadora do MudaMundo na região. “Com o projeto MudaMundo, a SLC Agrícola se propõe a transpor os conceitos pregados pela responsabilidade social, auxiliando os professores a trabalhar valores em sala de aula com os alunos, contribuindo com o sonho grande da empresa de impactar positivamente as gerações futuras”, ressalta Déa Machado, gerente de Recursos Humanos da empresa.
Em cada cidade, serão realizadas oficinas de sensibilização para professores e apresentações teatrais para alunos da rede pública do município, encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia. Em Tasso Fragoso, serão duas apresentações teatrais, uma oficina e roda de conversa entre a equipe do projeto, o grupo teatral e os alunos e professores. A ideia é oportunizar a discussão sobre a transposição da literatura para o teatro e as várias linguagens teatrais e recursos cênicos utilizados no espetáculo.
O patrocínio da SLC Agrícola garante ainda a doação de 1.800 conjuntos de seis livros infantis com as histórias do menino João (10.800 livros no total), sendo que em Tasso Fragoso, serão doados 250 conjuntos (1.500 livros). Contempla ainda 800 cadernos do professor (80 para a cidade maranhense), com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula para cada município. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos.
-.-.-.-.
Sobre a SLC Agrícola – Fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. São 16 Unidades de produção estrategicamente localizadas em seis estados brasileiros, que totalizaram 404.479 hectares no ano-safra 2017/18. O modelo de negócio da empresa é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade socioambiental.
Agenda – Tasso Fragoso, MA
17 de maio – sexta-feira, a oficina para professores será das 14h00 às 17h00.
As apresentações teatrais seguem sendo às 9h30min, com roda de conversa na sequência, e às 15h00.
Local – As apresentações teatrais acontecem no Ginásio Prof. Maria Dudu (Rua Humberto de Campos), e as oficinas, na Escola João Ribeiro Soares (Rua Raul Formiga).