Professores da rede estadual de ensino entraram em Greve no Maranhão. A paralisação das atividades foi anunciada nesta segunda-feira, 27/02 e iniciada na manhã desta terça-feira, 28. Em Balsas, os professores estão concentrados na Avenida Litorânea, em frente ao Hiper Mateus, e a adesão à greve conta com professores de todas as Escolas Estaduais da cidade.
A categoria pede a recomposição salarial de 14,95%, como foi anunciada pelo Ministério da Educação, além da valorização e direitos. Outras reivindicações são a melhoria das escolas, pois algumas escolas de Balsas estão em péssimo estado de conservação. Além disso, duas escolas estaduais de Balsas estão sem aulas, Alexandre Pires, no bairro Tresidela e o IEMA, porque os prédios estão interditados.
Com a manifestação, os professores devem permanecer uma semana de braços cruzados, com a realização de atos públicos por todo o estado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado (Sinproesemma), a proposta apresentada pelo governo é de pouco mais de 8%, sob a alegação de que os trabalhadores já recebem acima do piso.
Em nota, o Governo do Maranhão informou que “permanece aberto ao diálogo propositivo para que outras tratativas aconteçam”. Além disso, o estado informou que oito dos 15 itens reivindicados pelo Sinproesemma foram aprovados. No entanto, o sindicato afirma que a maioria dos pontos são de obrigações formais já previstas no Estatuto do Servidor e que não vem sendo respeitado pelo Governador.
(Fonte: Governo do Maranhão)