A campanha Algodão Pela Vida vestiu de rosa comunidades rurais do interior da Bahia e envolveu mais de cem mulheres em ações de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro. A iniciativa foi uma parceria entre a SLC Agrícola, uma das maiores empresas produtoras de grãos e fibras do país, a Tama, empresa detentora da tecnologia para enfardamento do algodão, o Instituto da Mama (Imama) e o Núcleo de Mulheres do Agro (NMA).
De acordo com o coordenador regional de RH da SLC Agrícola, Marcelo Francisco, o ciclo de palestras gratuitas buscou levar informações a locais com acesso restrito a rádio e internet. “Percebemos a grande curiosidade e satisfação das participantes, que interagiram muito para sanar dúvidas”, afirma.
O gestor avalia que um dos grandes desafios quando se trata de ações preventivas é vencer a barreira entre o aparecimento de um sintoma e a realização de um exame. “Percebemos que há receio de procurar ajuda médica por medo do resultado. Tentamos, com a campanha, mostrar que o tratamento precoce tem um alto índice de cura”, salienta. No entanto, ele ressalta que a importância da mensagem foi tamanha que mobilizou comunidades vizinhas. “Teve quem viesse de longe só para participar. Precisamos reconhecer esse esforço e esperamos que haja uma atuação governamental no sentido de devolver um serviço que faça a diferença na vida dessas pessoas”, salienta.
As palestras ocorreram em comunidades entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães em quatro oportunidades. Em Barreiras, uma parceria com a Secretaria da Saúde do município visou estimular as mulheres a participarem de um programa local de exames e acompanhamento contra a doença. “A SLC Agrícola está muito feliz por fazer parte de uma iniciativa que pode salvar vidas. A satisfação das pessoas em receber a informação provou que estamos no caminho certo. Ficou a expectativa de que possamos repetir ano que vem e atingir um público maior”, projeta.
A campanha também contou com o enfardamento do algodão em fazendas da SLC Agrícola na cor rosa, em todo o Brasil.
Texto: Andréia Odriozola/AgroEffective