Balsas: instituição tem como foco a promoção da alimentação segura, sustentável e acessível e auxilia projetos alinhados a este propósito em todo o país.
O projeto Agricultura Nutritiva: biofortificação de variedades de feijão caupi na melhoria da qualidade alimentar, desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão – Campus Balsas, foi selecionado para receber mentoria e apoio financeiro da 5ª edição do edital da Fundação Cargill. A iniciativa tem como foco a promoção da alimentação segura, sustentável e acessível e auxilia projetos alinhados a este propósito e que estejam dentro de um raio de 150 km do entorno das unidades e escritórios da Cargill.
Sendo parte da cultura regional de Balsas, o feijão caupi é adepto ao estresse hídrico, porém o sistema produtivo é deficiente. Dessa forma, a equipe responsável pelo projeto levará para a região, por meio do programa de alimentação escolar (PNAE), o uso de sementes biofortificadas, enriquecidas com bactérias fixadoras de nitrogênio (FBN) para melhorar a qualidade alimentar e a renda do agricultor familiar.
“Sabemos que toda pesquisa exige custos e a oportunidade que a Fundação Cargill ofereceu em fomentar uma pesquisa voltada para a agricultura sustentável irá beneficiar e contribuir para uma maior sustentabilidade social, econômica e ambiental. O projeto irá fortalecer o processo produtivo do feijão caupi, além de estimular o plantio de variedades com maior teor de vitaminas e minerais. Além disso, a comercialização dessa produção será destinada para o programa de alimentação escolar (PNAE), o que melhora a qualidade nutricional para seus consumidores e também garante a venda da produção dos agricultores familiares”, afirma Antônia Alice Costa Rodrigues, representante do projeto.
Nesse ano, foram selecionados 20 projetos para receber de R$ 50 mil à R$ 200 mil para a realização de suas iniciativas – sete projetos a mais que no edital anterior. Todas as propostas recebidas foram avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; e aos fatores que assegurem a continuidade da iniciativa. Além disso, nesse ano, o edital contou com a inclusão de startups atuantes há pelo menos um ano e instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas com, no mínimo, três anos de existência.
Sobre a Fundação Cargill
