Famílias de baixa renda em Balsas precisam atualizar dados do CadÚnico

    0
    517
    Fonte: DdB

    Órgãos de monitoramento de informações dos beneficiários do programa federal Cadastro Único, identificaram que pouco mais de 500.000 famílias de baixa renda, em todo o Maranhão, estão com os dados para consulta e análise desatualizados.

    De acordo com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) um trabalho em parceria com os governos municipais é realizado para a mobilização de famílias em todo o estado. Com a atualização dos cadastros, fica permitido o acesso aos programas de inclusão social do governo federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Brasil.

    A gestora do Auxilio Brasil em Balsas, Angélica Souza, pontua que as atualizações cadastrais no município são fundamentais para que as famílias continuem sendo beneficiádas com o auxílio do governo.

    “Tivemos um longo prazo onde não ocorreu a averiguação cadastral. Agora, além da família precisar fazer atualização cadastral, pode ser que ela precise rever alguma informação, pois o seu nome vem na lista de averiguação cadastral. A atualização cadastral é fundamental para o beneficiário, é uma forma do Governo saber a realidade da pessoa, pois muitas coisas podem mudar em determinado período”.

    Para mais informações os usuários deverão procurar a sede do Programa Auxílio Brasil, localizado na Rua 11 de Julho ou nos CRAS I e II, a fim de realizar os seguintes procedimentos:

    • Averiguação cadastral: verificação dos dados registrados no CadÚnico. A averiguação deve avaliar se o beneficiário cumpre os requisitos do programa.
    • Revisão cadastral: revisão periódica das informações socioeconômicas das famílias.

    Documentação necessária

    • Responsável familiar: CPF, título de eleitor, carteira de identidade (RG); carteira de trabalho ou último contracheque (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada); comprovante de endereço atualizado.
    • Crianças, adolescentes e jovens: certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG); declaração escolar (para quem está frequentando escola de 04 a 21 anos incompletos).
    • Demais membros adultos: qualquer documento de validade nacional (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor; carteira de Ttabalho e último contracheque – obrigatório para quem trabalha de carteira assinada).

    É importante destacar que todos os beneficiários ou requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ter CPF e os beneficiários do Programa Auxílio Brasil devem apresentar cartão de saúde atualizado.

    [pro_ad_display_adzone id="1326"]