Com o espaço totalmente lotado, a Convenção do Colégio Educar Dom Bosco recebeu mais de mil pessoas que assistiram, na noite de sexta-feira, 25/10, às apresentações de novos projetos que a instituição educativa traz para 2020. Durante as apresentações tradicionais aconteceram homenagens aos alunos em destaque.
Entre as principais novidades apresentadas na convenção foi o Mais Educar – que é o integral do Colégio -, onde disponibilizará atividades para o contraturno escolar, através da coleção “Mentes do Amanhã”, um projeto com 03 habilidades, que são Amigavelmente trata do socioemocional, Financeiramente educa o jovem no caminho financeiro e Tecnologicamente apoia o aluno no desenvolvimento de competências e entendimento das plataformas digitais, levando-o a um posicionamento crítico, frente ao mundo digital.

Segundo o Diretor Comercial da Pearson, Henrique Barreto, “são ferramentas preocupadas com as habilidades do século XXI, todas voltadas para habilidades do futuro, muito além da sala de aula e muito além do conteúdo tradicional que a gente estava acostumado na educação”.
Ainda de acordo com Henrique Barreto, as maiores preocupações dentro do sistema Pearson são “Primeiro, formar o professor e para isso investimos muito nessa capacitação dele, porque ele é o grande intermediador, ele é o grande ponto de conhecimento dentro da sala de aula para estimular os alunos. Segundo, é trabalhar com os alunos, cada vez mais antenados com todas as tecnologias mundiais. A Pearson é muito grande, está em mais de 80 países, com isso se consegue trazer muita informação e muitas habilidades novas que a gente testa e tem sucesso no mundo inteiro”.
O Colégio Educar Dom Bosco já possui convênios de descontos para seus alunos com grandes entidades de línguas, como CCAA, Rockfeller e Wizard e também reforços educativos como o Supera e Kumon. Ana Paula, do Supera, disse que participa do evento não só por ser um grande parceiro, além de ser “um colégio que apoia a causa, que acredita no trabalho do Supera e de outras instituições. A gente tem vários alunos que são do Educar. Eles acreditam nos trabalhos paralelos, que ajudam a formar o amanhã destes alunos”.
Antônio Conrado é pai de aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, de 08 anos de idade. Impressionado, ele diz que “chegamos ao futuro para nossos filhos. Há 35 anos não imaginaria que estaria numa estrutura dessa. O ensino tão maravilhoso, ensino tão avançado”. E constatou que “hoje nós podemos dizer que temos filhos mais inteligentes que a gente dentro da própria casa”.

Mais ousado e concentrado no amanhã dos alunos, diretores, coordenadores e auxiliares do Colégio Educar Dom Bosco comunicaram aos pais diversas atividades extracurriculares como Karatê, Balé, Handball, Música e Reforço escolar, e convênios com a Escola Flamengo de Futebol, que conta com 154 unidades espalhadas em 21 estados, num total de 18.000 alunos.
Para as diretoras Beatriz e Thais Martins foi grande a satisfação de poder compartilhar o momento com as famílias do Colégio Educar Dom Bosco. Thais afirmou que “hoje é um marco na história da nossa escola porque nós apresentamos propostas super inovadoras, ferramentas que foram especialmente idealizadas para o processo educativo dos alunos do Educar para o ano de 2020”. Thais também mencionou Mentes do Amanhã “é o grande nicho que envolve uma coleção completa que disponibiliza um material onde nosso aluno vai sair realmente preparado para enfrentar as competências que são impostas pelo século 21”.
Já no âmbito Fundamental e Médio, a instituição receberá estudantes no Educar Advanced, cuja nova estrutura, também de última geração, compila os melhores programas utilizados em escolas do mundo atual.
No programa Apple Education, os alunos disponibilizarão de Ipads para despertar a criatividade, estimulando a inspiração como ferramenta do aprendizado. “É tão prático que acompanha as ideias dos seus alunos aonde quer que elas forem”.
A digital influencer Marília Martins Grangeiro é mãe de aluno do Educar e ressalta que vê a cidade se desenvolvendo em uma área que é tão importante como a educação e assinala que além da excelente equipe que possui o Colégio empreende e inova, trazendo coisas realmente de primeiro mundo para Balsas. “Uma coisa que deixa a gente muito feliz, muito confortável, muito segura de que nossos filhos terão um futuro brilhante”.
O ano de 2020 será marcado por grandes mudanças com a reforma na estrutura física da entidade, como a interligação entre o Educar e o + Educar, através de uma passarela, melhorando a segurança e o conforto para os alunos, enquanto o Educar Advanced recebe os retoques finais para abrir as portas para o futuro de Balsas e região.
A escola foi selecionada para participar do Projeto Piloto EDUCAPRO-Pearson, que oferece cursos envolvendo competências do séc. XXI para os alunos do Ensino Médio. A ferramenta busca atender à demanda do itinerário formativo na reforma do Novo Ensino Médio. Seu conteúdo é voltado para a prática e certificação nacional, com o intuito de qualificar os estudantes com as tendências do mercado de trabalho.
Colégio Educar Dom Bosco 2020, o ano que estaremos ainda mais conectados.