Plataforma da FertiSystem, lançada em 2020, teve aumento de vendas de 295% mesmo diante do cenário de pandemia

O ano de 2020 foi um divisor de águas para muitas empresas. O cenário de pandemia forçou muitas delas a se reinventarem e a buscarem novos canais de acesso aos clientes. Uma delas foi a FertiSystem, especialista em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, com sede em Passo Fundo/RS. Até então a companhia realizava vendas apenas no modelo de negócios B2B, mas ampliou seu leque e se tornou também uma fornecedora direta aos produtores.

De acordo com Patrícia Beckmann, coordenadora de marketing na FertiSystem, o e-commerce surgiu com a proposta de se aproximar dos produtores rurais, levando acesso rápido e fácil aos produtos e peças da empresa. Além disso, a ideia central foi fortalecer o seu sistema de distribuição, garantindo o abastecimento da ponta. “Quando começou a pandemia estávamos estruturados e preparados para atender o mercado com o avanço do digital”, destacou.

No ar há pouco mais de dois anos, a plataforma já coleciona números impressionantes. No comparativo de crescimento de 2020 com relação a 2021, houve um aumento de 295% em vendas. Somente neste último ano foram vendidos mais de 20 mil itens pelo e-commerce. Entre os produtos mais comercializados, destaque para o dosador de adubo FertiSystem, seguido das peças do próprio dosador, como o Sem Fim e o Pinhão Acionado.

Segundo Patrícia, a escolha desse canal para realizar a venda direta foi motivada pela mudança no perfil dos produtores rurais, que estão cada vez mais conectados e adeptos a tecnologias. “Os produtores brasileiros, comparados com o restante do mundo, são os que mais compram e estão na internet, visto isso, todos os dados nos levaram a optar por esse meio. Outro ponto é sermos pioneiros no agro com a venda na internet, abrirmos o mercado nesse segmento. Sem dúvida, ainda mais com a pandemia, foi comprovado que o digital é agora e o futuro”, reforça a profissional.

Novos aprendizados

Com a nova plataforma, além de ganhar mais um canal importante de vendas, e por meio da transformação digital, a empresa também passou a ter mais conhecimento sobre o seu público, ajudando a entender quais as suas principais dúvidas e necessidades no dia a dia no campo. “Além dos produtores rurais, passamos a atender as revendas e isso trouxe exatamente a mesma interação delas com o produtor, o que nos fez crescer e ampliar equipe, com pessoas exclusivas para visitas e treinamentos das revendas interessadas em adquirir os produtos e prestar atendimento ao cliente final”, disse a coordenadora.

Para os clientes, as vantagens de comprar pela plataforma digital são inúmeras. Além de ser uma aquisição fácil e segura, eles contam com atendimento especializado, auxílio da equipe comercial e de suporte técnico. Ao entrar no site, se o visitante tiver dúvidas irá encontrar um botão de WhatsApp, que será direcionado automaticamente para a equipe comercial, que irá auxiliar em tudo no processo de compra, garantindo mais praticidade para o produtor.

Próximas metas

Segundo Patrícia, a venda digital ainda é uma novidade para todos, porém, a grande aceitação dos clientes superou a expectativa inicial de crescimento de um ano para o outro, que era de 15% em relação à venda de produtos e soluções agrícolas. “Acreditamos que estes números vêm sendo reflexo de um trabalho diário e da aceitação do público com o meio, estamos bastante entusiasmados para os próximos cinco anos, esperamos alcançar a meta de quintuplicar o faturamento atual”, diz a profissional.

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