Ao completar 08 anos de atuação em Balsas, o Senac realiza o 1º encontro de egressos. De acordo com a Coordenadora do Posto Avançado Lina Coelho, mais de 10 mil pessoas já sentaram nas carteiras da instituição e cerca de 35% foram encaminhadas e absorvidas no mercado de trabalho de Balsas. “O Senac tem um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico de Balsas e agora a gente fez essas oficinas para o encontro de egressos onde eles estão repaginando conhecimento ou seja, estão tendo novos conhecimentos em novas áreas de cursos como Gestão, Comércio, Beleza e Informática”.
No 1º Encontro de Egressos de alunos, que contou com a presença do Gerente Regional do Sebrae, André Vegas; do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sala do Empreendedor, Adriano Tito; do Pres. da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Balsas, Roberto Portela; da Secretária Executiva do CDL, Márcia Garcia; do Gerente do Senai, Klebar Ferreira e sua secretária Sara; do Instrutor Técnico de Informática, Joiron Saraiva e da professora de linguística Maria Carla dos Santos Nogueira, o Senac ofereceu cursos gratuitos como Oratória: a arte de se comunicar e vender bem; O recrutamento e a seleção de pessoas para o mercado de trabalho; Excel básico e Preparando-os para o mercado de trabalho.
Para 2020, Lina Coelho ressaltou que o Senac terá uma programação vasta em todos os cursos do comércio, da beleza, “na área da Informática temos cursos novos, na área de Vendas por exemplo: A arte de se comunicar e vender bem, que são novas estratégias de venda. Hoje você não apenas vende o produto, mas antes de vender você tem toda aquela conversa com o cliente que é para fidelizar esse cliente”. Declara a coordenadora.
Kleber Ferreira reforça que o encontro é “um leque a mais de oportunidades. Com a rapidez que anda o mercado, o aluno deve aproveitar melhor a tecnologia a seu favor”. Adriano Tito alerta “que tenham certeza de buscar capacitação como primeiro passo e oportunizar o que a prefeitura, juntamente com o sistema SSS vêm oferecendo. Os que estão aqui não estão à toa mas algo melhor para o mercado de trabalho”. Márcia Ferreira parabeniza os jovens que saem da zona de conforto e buscam se qualificar através dessa atitude. “Ter mais cuidado entre a vida pessoal e a exposição nas redes sociais, a questão do nome limpo na praça, ter essa coerência entre o trabalho e a vida pessoal, porque hoje as empresas buscam muitos profissionais multifuncionais e também que tem uma boa imagem perante a sociedade”. Para o empresário Roberto Portela “o aprimoramento contínuo deve ser preocupação de todo aquele que busca um emprego melhor. Importante que nós, da iniciativa privada saibamos contratar pessoas competentes, então para você ser competente você tem que estar preparado, para você se preparar você tem que estudar e as oportunidades estão aí iguais para todo mundo, através do Sebrae, hoje aqui também o Senac – uma grande instituição que merece o nosso apoio para você que busca emprego e se qualifica”.
Do Sebrae, André Veras alerta para a capacitação sempre: “tenho certeza que esses profissionais estão aí no mercado para fazer a diferença e o que de fato faz a diferença é a qualificação e a capacitação do dia a dia, uma graduação é importante, um curso técnico é importante, mas essas capacitações diárias contínuas de fato é o que faz a diferença na hora do profissional a ser contratado ou não, porque aí é nessa característica de cada colaborador que o empregador vai perceber a sua produtividade, vai perceber o seu diferencial no mercado”. André reforça com a frase filosófica do mercado que diz: “Feito é melhor do que o perfeito. Não aguarde ter uma situação ideal, nem estar com o melhor curso, nem estar no melhor local. Busque fazer. A perfeição se adquire com o tempo. Tenha iniciativa e tomada de decisão”. Concluiu André.