Os painéis de dados empresariais do Maranhão disponibilizados no site da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) serão utilizados como referência na construção de um portal nacional que oferecerá gratuitamente aos cidadãos informações detalhadas das empresas em atividade no país.

O anúncio foi feito pela presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Amanda Souto, após palestra de dados abertos proferida pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, durante a reunião nacional de presidentes promovidos pela Federação das Juntas Comerciais do Brasil, em Salvador/BA.

A reunião contou com a participação de todos os presidentes de juntas comerciais do Brasil e teve o objetivo de discutir estratégias para otimizar o papel das juntas comerciais como indutoras de desenvolvimento e também melhorar o ambiente de negócios.

A explanação de Sérgio Sombra detalhou as formas como as estatísticas são divulgadas, filtros que podem ser utilizados, fluxos, indicadores de acesso dos serviços e análises quantitativas que validam a importância dos dados abertos como serviço essencial para o aumento da transparência e desenvolvimento de políticas públicas assertivas e direcionadas para o empreendedorismo.

“Ficamos muito felizes em ver que o trabalho que estamos desenvolvendo no Maranhão é pioneiro para o país e que servirá como base para que todas as juntas comerciais do Brasil também disponibilizem o máximo de informações, sem custos, para os cidadãos. É uma grande honra colaborar na construção de iniciativas que terão impacto positivos para os cidadãos”, destacou o presidente Sérgio Sombra.

Já a diretora do DREI reforçou a importância da troca de experiências entre os estados na melhoria do ambiente de negócios. “As juntas comerciais se reposicionaram e hoje são indutoras de desenvolvimento. O mapeamento que a Junta Comercial do Maranhão tem feito será o norteador para que o Governo Federal, por meio do DREI, possa ampliar o Mapa de Empresas, inserir dados mais sensíveis e devolver para sociedade um portal mais interativo”, enalteceu Amanda Souto.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − quatro =