O novo feriado no calendário dos maranhenses acontece nesta sexta-feira, 28/07, Adesão ao Maranhão. Na gestão estadual e municipal, os servidores não terão expediente. Ficam preservados os serviços de urgência (saúde, limpeza pública e fiscalização de trânsito).
Segundo informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), os estabelecimentos de rua poderão abrir das 08h00 às 14h00 e os localizados nos shoppings poderão funcionar das 14h00 às 20h00.
Já o comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados), conforme decisão firmada entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, pode funcionar normalmente nesse dia.
O QUE É A ADESÃO AO MARANHÃO?
Apenas no dia 28 de julho de 1823 o Maranhão aderiu à independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro do ano anterior. A resistência da região ocorreu por força das elites agrícolas e pecuaristas, fortemente conectadas à metrópole. Na época, o Maranhão era uma das mais ricas áreas do Brasil. Com forte cunho conservador, as elites locais eram avessas às ordens vindas do Rio de Janeiro. Contudo, a resistência à independência do Brasil durou até a Batalha do Jenipapo, no Piauí, que foi definitiva para a consolidação do território nacional. São Luís, a capital, foi bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio, sendo obrigada a aceitar a independência. O apoio à Coroa resultou no abandono e descaso com a região do Maranhão, que ficou fadada ao empobrecimento.