O faturamento do setor, no mesmo período, também segue em expansão: 38,14%

O Nordeste brasileiro teve crescimento no e-commerce de 28,73% no primeiro semestre deste ano. Considerando o mesmo período, o faturamento do setor também teve alta de 38,14%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

 

Considerando o mesmo período de avaliação (janeiro a junho de 2021), o Nordeste ficou em primeiro lugar na composição regional. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho nas vendas: Centro-Oeste (28,18%); Norte (21,39%); Sul (19,83%) e Sudeste (6,97%).

 

“O aumento consistente do faturamento online no Nordeste, no primeiro semestre de 2021, evidencia a sólida performance do segmento e a mudança de patamar nas vendas online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

 

Vendas online no Nordeste

 

As vendas praticadas pela internet no Nordeste, ao comparar junho e maio, por sua vez registraram queda de (−1,59%), ficando em terceiro lugar. Sul (2,88%) e Centro-Oeste (−0,97%) foram as duas primeiras colocadas, enquanto Sudeste (-1,69%) e Norte (−3,43%), ficaram nas duas últimas posições.

 

Faturamento do Nordeste

 

O faturamento do setor no Nordeste, junho em relação a maio, teve queda de (−1,91%), seguindo na terceira colocação regional. As duas primeiras posições foram ocupadas por Sul (2,69%) e Sudeste (−1,90%); e as duas últimas por Centro-Oeste (−3,82) e Norte (−5,72%).

 

No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (38,14%); Centro-Oeste (36,42%); Sul (30,99%); Norte (27,55%); e Sudeste (17,51%).

 

Metodologia do MCC-ENET

 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

 

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/
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