Com o objetivo de conseguir mais recursos para o turismo local, o coordenador do Museu do Cerrado e sub Secretário do Meio Ambiente e Turismo, Lirô Guimarães acompanhado do prefeito de Tasso Fragoso dr. Roberth Coelho e do engenheiro Manoel, encontraram com a equipe da Superintendência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na capital maranhense.

Durante o encontro, foram abordados vários temas, como a construção de um ponto de referência em arqueologia no município (sul do estado do Maranhão) como, por exemplo, um Museu de Arqueologia. Para o prefeito, “ficou acertado que esse projeto tem tudo para ser concretizado”. Disse ele, “pois no comando nacional está a maranhense drª. Kátia Boggea, que se diga de passagem: é conhecedora desse potencial aqui de Tasso Fragoso e que isso poderá facilitar e viabilizar essa demanda que esforçadamente estamos correndo atrás para conseguir. Em contra partida temos que elaborar o projeto arquitetônico”, afirma o prefeito dr. Roberth.

O encontro teve como principal ponto o potencial de vestígios pré-históricos existentes no município de Tasso Fragoso, que já de conhecimento de vários órgãos do governo do estado.

Tasso Fragoso descobriu esse potencial ainda nos anos de 2001 pelo representante do Museu do Cerrado, o sub-Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Tasso Fragoso, Lirô Guimarães. “Desde então começou uma luta ferrenha em busca de reconhecimento, o qual se concretizou somente anos depois. Hoje podemos dizer, com todo orgulho e segurança, que Tasso Fragoso é detentor do maior acervo de arqueologia do estado, como também um referencial no quesito espeleologia (estudo da formação e constituição de grutas e cavernas naturais), já que também temos o maior número de cavernas do Maranhão”. Afirma Lirô.

DEIXE UMA RESPOSTA