A missa e bênção de lançamento da pedra fundamental e coroação da padroeira da capela N. S. da Imaculada Conceição aconteceu neste domingo, 08/12, na estrada da Comunidade Cumbuca, no município de Balsas/MA, presidida pelo pároco orionita da Rede Comunidades, Pe. José Renato Martins da Costa e assistida pelo diácono também orionita Thiago Moraes Tannús.
Na cerimônia, louvaram a Deus pelo poderoso significado da pedra fundamental, onde foi enterrada uma cápsula com os nomes de todos os organizadores da futura construção da capela, dos moradores de chácaras ribeirinhos e dos visitantes. Ela simboliza uma nova era na Comunidade, a verdadeira Pedra Fundamental da Igreja e da vida de cada um. A fé é a razão dessa maravilhosa construção que está começando.
A gruta
Uma iniciativa concebida há anos pela professora Ana Lúcia Leite, após ter ficado viúva, quando passando pelo local – um morro de pedras bem no alto – lhe chamou a atenção pelo fato de estar passando por momentos angustiosos em sua vida familiar, imaginou que poderia fazer uma promessa quando a calmaria dos tormentos chegasse ao seio familiar, o que aconteceu. Daí então seu sonho foi cumprido e uma gruta foi colocada pela professora, porém alguns dias depois tiraram-lhe a imagem da gruta mas não a sua fé, que se renovou com a nova imagem da santa padroeira.
Ao final da celebração eucarística, em procissão caminharam até o local onde foi construída uma gruta, no alto do morro, ao lado da futura capela, para o Rito de Benção conforme o Pontifical Romano.
Izabel Nogueira, uma das organizadoras, representou a Imaculada durante todo o ritual, até a bênção da imagem que foi colocada no interior da gruta, onde poderá ser venerada pelos fiéis e também de onde dará a bênção a todas as comunidades.
Surgimento da capela
A ideia da capela surgiu após anos de comunhão entre todos os chacareiros ribeirinhos da região Cumbuca e João Pereira, que desde o dia 22 de março de 2022, sempre no primeiro domingo de cada mês o proprietário de uma chácara se oferecia para sediar a Santa Missa e que, após a celebração – de acordo com o horário – todos compartilhavam de um café da manhã ou almoço. Sempre todos levando algo para a compartilha, o que deverá continuar acontecendo na nova capela e não mais em chácaras. Sempre após ou durante esta compartilha, os grupos discutem os problemas e soluções para as melhorias da região, como estado das estradas, zelo pelo meio ambiente e respeito uns pelos outros. Para os organizadores, a capela também será o novo local para estas reuniões, discussões, comemorações festivas e festejos à padroeira.
Depois da missa, do enterro da pedra fundamental, descerramento da placa e da bênção da Imaculada Conceição, um degustoso churrasco foi servido para mais de 300 participantes da cerimônia.
Grupo organizador do evento e da construção da capela.