No dia 5 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. As empresas enquadradas como micro e pequenas, as MPEs somam hoje mais de 12 milhões de empreendimentos no país, sendo 170 mil no Maranhão. Mais de 95% das empresas maranhenses são de micro e pequeno porte, e juntas respondem por quase 30% do PIB no estado.

Já os microempreendedores individuais (MEIs) – que trabalham por conta própria e se legalizaram como pequeno empresário – de acordo com dados do Sebrae, até 30 de abril, somavam 6,87 milhões no Brasil e mais de 92.000 no Maranhão. Para se ter uma ideia, o estado tinha apenas dois MEIs cadastrados em 2009. Cerca de 32% dos MEIs do estado têm registro em São Luís.

Em 2010, eram 60.328 MPEs e MEIs ativos no Maranhão. Em 2016 esse número era de 167.760. O crescimento foi de 278% em seis anos, puxado, principalmente, pelo advento do MEI.

Pesquisa do Sebrae revela que quase metade das MPEs maranhenses são familiares. O levantamento constatou, também, que de cada dez empresas de pequeno porte, seis são familiares. Quando a análise é feita entre as microempresas, esse número cai para cinco, de cada dez. Ter sócios ou empregados parentes é prática comum entre 41% dos donos de micro e pequenas empresas no estado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA