Balsas também terá TV analógica desligada. Texto define cronograma para digitalização do sinal até junho de 2025.
O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou, por meio da Portaria n° 11476, a extensão do prazo para o desligamento da TV analógica em 68 municípios do Maranhão. Publicada na última sexta-feira, 08/12, a medida busca evitar a interrupção do sinal em cidades de pequeno porte, beneficiando cerca de 2,4 milhões de habitantes dessa região.
A portaria estabelece um novo cronograma, adiando o desligamento para o dia 30 de junho de 2025. A decisão impacta diretamente localidades como Açailândia, Gonçalves Dias, Monção e Tuntum.
Ao todo, 721 cidades em 25 estados foram contempladas na portaria, sendo 284 delas com canais digitais, mas com pendências de consignação.
A prorrogação impõe diretrizes específicas, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023, nas cidades programadas para o desligamento em junho de 2025. Entidades sem canal digital nesses locais têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.
A medida também traz modificações nas regras, permitindo a alteração de geradora das RTVs analógicas antes da consignação do canal digital. Essa flexibilidade visa otimizar o processo de transição para o sinal digital.
Essa iniciativa do MCom tem o objetivo de assegurar uma transição suave, evitando a falta de sinal em municípios de menor porte que ainda não possuem uma recepção digital satisfatória. Com a extensão do prazo, o governo busca garantir que a população dessas localidades tenha acesso contínuo aos serviços televisivos até a plena digitalização.
Confira abaixo as cidades contempladas:
|