Foto reprodução

Com o tema “Com Nossa Senhora de Loreto somos cristãos, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do reino”, o festejo à Nossa Senhora do Loreto, que teve início dia 22 e vai até o dia 31, mantem a tradição de ser um dos melhores da região do Cerrado Sul.

A tradicional cavalgada acontece neste domingo, 27/05, com centenas de cavaleiros e amazonas, ao som do berrante que há 12 anos é tradição no município. O prefeito Marfran Bringel e vereadores convidam a população local e dos demais municípios vizinhos a participarem desta festividade ímpar. Em entrevista à Folha do Cerrado, nesta quinta-feira, 24/05, depois de uma manhã exausta para definir os ajustes da cavalgada e do parque de vaquejada particular Marfran Bringel, onde será os cavaleiros chegarão depois de andar pelas principais ruas da cidade, o prefeito fala das festividades à padroeira da cidade: “Eu entendo e tenho certeza que é um dos melhores festejos da região. Loreto é uma cidade pacata, ainda, aonde nós ficamos é um pouco afastado das BRs. Aqui ainda existe uma tranquilidade, onde as pessoas sentam na ponta da rua para conversar e bater um papo e eu entendo que isso é um atrativo para as pessoas que vem visitar Loreto. Para os filhos de Loreto e para os visitantes eu quero aqui dizer que o festejo de Loreto vai ser grandioso. Temos 09 dias, né, de uma programação na igreja aonde o padre João Batista, um padre muito eficiente, um padre que procura envolver a sociedade, procura envolver as pessoas, – eu estava lá na primeira noite conversando com ele, e me disse que tem mais de 120 pessoas envolvidos na organização da festa, lá na igreja do Santuário. Então, eu entendo que vai ser um excelente festejo e nós sabemos que existe a parte religiosa e a parte festiva, onde nós convidamos aí, toda a população para participar da parte religiosa que realmente é o que é um atrativo para as pessoas virem. É realmente é um novenário. São as nove noites de missa. Aonde temos aí vários padres que vem das regionais. De Balsas, das novas paróquias, Mangabeiras, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras e toda região. Então, eu entendo que a igreja é um grande momento e também convidamos as pessoas para participar de outros eventos que vem acontecer na nossa cidade.”.

Marfran convida também a população e pessoas de outras regiões para a cavalgada, que em sua 12ª edição contará com mais de mil animais em várias comitivas. As primeiras, conta Marfran, que tinham somente 175 animais e já era espetacular. O prefeito, animado, acrescenta que percebe que a cada ano cresce o número de animais, “só de Mangabeiras vem 60, o que é gratificante para nós.”

“Quero aqui aproveitar a oportunidade e através do seu jornal do jornal Folha do Cerrado para que possamos aí alcançar o maior número de pessoas, através da imprensa, através de vocês que levam as boas informações da nossa cidade, os que levam aquilo que é demais importante que é a cultura do nosso povo. A cavalgada de Loreto, é um dia onde a gente envolve muito o povo do Sertão, as pessoas que gostam de animal, as pessoas que gostam de participar realmente. Então, aproveito a oportunidade para convidar a todas as pessoas que gostam e que estão nas cidades vizinhas, como Balsas, Mangabeiras, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, São domingos do Azeitão, Pastos Bons etc.”.

Os vereadores, Sargento Dias (PDT) e Theoplistes Neto (PTB), que acompanhavam a rorganização do parque, também comentaram sobre o festejo. Theoplistes Neto, filho de Pastos Bons e eleito pela primeira vez em Loreto como vereador, disse que “há muitos e muitos anos acompanho a história desse festejo e também sempre presente no festejo de Loreto. É um festejo que tem a cada dia correspondido e tem sido uma cidade muito visitada no decorrer dos anos.”. Para Theoplistes, o festejo é uma ação cultura, que acolhe sempre os filhos do município que nasceram na zona rural. “E o prefeito tem um enorme respeito por eles.”. Concluiu o vereador.

O vereador Sargento Dias disse à reportagem que está muito otimista com o festejo e com a cavalgada pois “é tradição como sempre. Ela não é do Marfran, é do povo de Loreto, dos visitantes. Ela é uma cavalgada realizada todos os anos e sempre teve o prefeito à frente. Ele sempre fez essa cavalgada e hoje como prefeito vai continuar fazendo e o pessoal tá muito otimista com a cavalgada, com a presença do governador Flávio Dino, que vai estar aqui no dia 27, conosco, para nos apoiar e a Câmara de Vereadores sempre apoiando o prefeito Marfran. Estamos aqui para contribuir para o bem de Loreto.”. Rematou o vereador Sargento Dias

Padre João Batista, pároco de Loreto, esplicou que a santa é padroeira dos aviadores e da aviação, intercessora pela casa própria.

A casa onde viveu a Sagrada Família em Nazaré era uma relíquia conservada pelos católicos na Terra Santa. Era uma casinha pequena, feita de pedras à maneira que os nazarenos construíam. Ali, São José ensinou Jesus o ofício da carpintaria. Eles viveram em amor e felicidade. Ali, Jesus “crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor”. Esta casa era um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré.

Milagre

Extraordinariamente, a Casa da Sagrada Família que ficava em Nazaré, Israel, foi transportada inteira, sem ser demolida, para a região de Loreto, na Itália. Trata-se de um fenômeno que permanece sem explicação científica e que demonstra a importância que o próprio Senhor dá a esta casa.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 1 =