O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta 6ª feira (24.abr.2o2o) o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da 1ª parte desse abono anual será feito de 24 de abril a 8 de maio.

O pagamento, que em geral costumava a ser realizado em julho, foi antecipado neste ano como uma medidas para reduzir o impacto da pandemia da covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus.

Para aqueles que recebem 1 salário mínimo, o depósito da antecipação será feito de 24 de abril e 8 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos depositados de 4 a 8 de maio.

Em todo o país, 35,6 milhões de pessoas receberão o benefício de abril. O INSS injetará na economia R$ 71,7 bilhões. Serão beneficiadas 30,7 milhões de pessoas com a antecipação da 1ª parcela do 13º. O montante disponibilizado para o pagamento é de R$ 23,7 bilhões.

Por lei, pode receber direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais – BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) – não têm direito ao abono anual.

 

Fonte: Agência Brasil

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − 15 =