Neste último sábado, 07/10, o governador Flávio Dino participou da inauguração da Serracal – fábrica de calcário, com 1.200 ha que integra o grupo Agro Serra, na região do Chupé, a mais ou menos 70km da sede de Balsas/MA e emprega em torno de 80 funcionários. Além do governador e dos proprietários da Agro Serra, sr. Pedro Augusto Ticianel com sua esposa Naciba Fraxe Ticianel e a sobrinha sócia Cíntia Cristina Ticianeli, também participaram do evento o prefeito de Balsas dr. Érik Silva, o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras sr. Rodrigo Coelho, os deputados federais Weverton Rocha e Junior Marreca, os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca sr. Márcio Honaiser, de Infraestrutura sr. Clayton Noleto, da Indústria e Comércio sr. Simplício Araújo, entre empresários do campo.

O ato aconteceu no momento em que o governador estaria passando novamente pelo sul do estado para vistoriar o reinício das obras de pavimentação, firmadas pelo Programa Mais Asfalto, nos municípios de Balsas (estrada da Batavo), Magabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Loreto, São Félix de Balsas, Nova Colinas e Feira Nova.

A fábrica de calcário já produz o calcítico, dolomítico e gesso agrícola, conforme divulgou o proprietário Pedro Ticianel, cerca de 01 milhão de toneladas/dia e abastece o mercado de fertilizantes da região, mais especificamente as fazendas da Agro Serra (soja, cana de açúcar etc). Com logística aprimorada que contribui para a melhor distribuição dos produtos aos agricultores pela proximidade. Pedro Ticianel comentou sobre sua chegada em Balsas, em 1984, depois de pesquisar outros estados durante 05 meses. O produtor também agradeceu ao governador pela ordem de serviço aplicada à estrada vicinal que liga a comunidade Campo Grande, no Morro do Chupé à Agro Serra no município de Mangabeiras. Em relação ao meio ambiente, seu Pedro disse que “a Serracal tem o compromisso de preservar a natureza local pela responsabilidade socioambiental que consta nos seus princípios.”. Para ele, esta inauguração é uma forma de devolver ao povo maranhense, mais específico para “o povo de Balsas e Mangabeiras, pela acolhida. Além de dinheiro, de lucro e notoriedade, nós temos prazer enorme de respeitar o povo maranhense. Temos netos, filho, já maranhenses e nos encontramos com esta cultura, que é maravilhosa.”.

Cíntia Ticianeli, sócia proprietária da Serracal, anunciou sua gratidão ao time da Agroserra e aos funcionários da Serracal “será uma grande alternativa e irá ajudar muito ao Maranhão a ser mais independente com mais esta fábrica de calcário.”. Afirmou Cíntia ao governador.

O governador Flávio Dino parabenizou à família Ticianel e Cíntia pelo novo empreendimento e disse que há muitos fatores no “ato de empreender envolve condições objetivas, institucionais, infraestruturais, climáticas, porém este ato envolve condições subjetivas como espírito, paixão, alma desejo, emoção.”. O governador disse ainda, em tom de alerta aos sócios Pedro e Cíntia “‘que o olho do dono é que engorda o boi’ eu faço questão de sempre visitar as obras espalhadas pelo Maranhão.”. De acordo com o governador Pedro Ticianel o perguntou quantos habitantes Balsas terá daqui a 20 anos. Ao que o governador disse ter respondido que não tem ideia “mas que já pediu os estudos e que vai ampliar os hospitais”.

Para o secretário da Indústria e Comércio do estado, Simplício Araújo, “a importância da Serracal é que diminui muito a distância de distribuição, num raio de 100 a 150 quilômetros e agrega muito o valor já que é um produto importantíssimo para o estado do Maranhão”. Para ele, “possui aí a possibilidade de transferir aos produtores rurais além da diminuição dos custos e ter a perspectiva de aumentar sua área plantada com a geração de valores.”.

Márcio Honaiser, secretário de Agricultura e Pesca, confirmou que o Maranhão é o segundo estado que está previsto o crescimento do PIB para 2017, “principalmente puxado pelo agronegócio, que deverá crescer acima dos 22%”. O secretário também comentou que o governador esteve na noite anterior, durante jantar no Sindicato Rural dos Produtores e APROSOJA, “criando decreto que reduz o ICMS de 12% para 02% aos produtores de grãos.”. Confirmou Márcio Honaiser.

O prefeito de Balsas, dr. Érik Augusto, após agradecer pelo novo empreendimento do grupo Agro Serra, agradeceu ao governador pelo Programa Mais Asfalto com a ajuda dos deputados federais Júnior Marreca e Weverton Rocha e anunciou que mais de 1 milhão e meio de reais serão investidos em Balsas, emendas conseguidas pelo dep. Júnior Marreca. Para o prefeito “apesar da crise no país, Balsas continua em desenvolvimento e as empresas que aqui se instalam estão sempre crescendo.”.

DEIXE UMA RESPOSTA