As exportações brasileiras cresceram acima da média mundial no ano passado, depois de registrar queda nos últimos cinco anos. Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) mostram que as vendas externas do Brasil subiram para 17,5% no período, enquanto a média mundial foi de 10,6%.
Segundo o relatório, o Brasil está entre os dez maiores exportadores do mundo, figurando na sexta posição. Em termos de participação no comércio externo, o País registrou o melhor percentual em quatro anos ao atingir 1,23% do total das vendas mundiais.
Fator de crescimento
De acordo com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, o resultado mostra que o comércio exterior é essencial para a economia brasileira. “É consenso que o comércio exterior desponta como um dos principais motores a impulsionar o crescimento da nossa economia”, afirmou.
Ele acrescentou que o Governo do Brasil busca por melhorar e ampliar o acesso do Brasil a mais mercados estrangeiros. “Uma maior integração do Brasil com o mundo virá da implementação de medidas de maior inserção internacional e facilitação de comércio”, disse.