VLI doa resíduos de grãos para a Casa do Filho Pródigo em Imperatriz
Iniciativa contribui com o trabalho da instituição, que abriga 30 homens em reabilitação
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, doou, em setembro, 27 tambores de resíduos de soja, totalizando 2.020 toneladas, à Casa do Filho Pródigo, localizada em Imperatriz. Essa iniciativa visa contribuir com o trabalho da instituição, que há seis anos auxilia na reabilitação de homens com problemas relacionados ao alcoolismo e outras drogas. A doação faz parte do programa Norte Sustentável da VLI.
A Casa do Filho Pródigo utilizará o resíduo como adubo nas hortas, que são cultivadas para consumo próprio, doações e, eventualmente, para a comercialização, com o objetivo de reinvestir na instituição. Além disso, as atividades agrícolas desempenham um papel importante no processo de recuperação dos abrigados, proporcionando-lhes a oportunidade de se envolverem em atividades terapêuticas e educacionais, além de aprenderem habilidades relacionadas à agricultura.
A analista de Relacionamento Institucional e Comunidades da VLI, Francília Cutrim, destacou a importância de apoiar projetos sociais como o da Casa do Filho Pródigo. “Ao destinar resíduos de grãos para a instituição, estamos ajudando no funcionamento e, dessa maneira, contribuindo com o seu propósito de promover uma reintegração social mais ampla, também considerando a sustentabilidade”, frisou Francília.
O representante da Casa do Filho Pródigo, Junior Noleto, expressou sua gratidão pela parceria com a VLI. “Essa doação não apenas nos ajuda a manter nossas hortas, mas também oferece aos nossos acolhidos uma oportunidade de se conectarem com a natureza e adquirirem habilidades importantes para sua reintegração na sociedade”, destacou Noleto.
Norte Sustentável
O Norte Sustentável é uma iniciativa que busca promover maior integração da empresa com as localidades do Corredor Norte, especialmente nos estados do Maranhão e Tocantins. Entre as atividades que fazem parte do programa, além da destinação de resíduos gerados pela VLI que podem ser reutilizados (grãos e paletes por exemplo), estão ainda o desenvolvimento de fornecedores locais e o incentivo à formação profissional no território.